Elas nunca est?o satisfeitas! N?o adianta. Tem sempre algo que as mulheres querem mudar. Por que ser? que elas nunca est?o satisfeitas e querem sempre mudar o visual?

Marinella Souza
*Colabora??o
21/11/2007

? fato que as mulheres nunca est?o satisfeitas com nada. As gordinhas querem emagrecer, as magras querem engordar. As de cabelos cacheados sonham com madeixas lis?ssimas e as que foram contempladas com esse benef?cio, querem os cachos perfeitos da Camila Pitanga.

? inevit?vel, todas as mulheres, mesmo as mais perfeitas, querem mudar algo no pr?prio corpo. Em Juiz de Fora, o alvo ?, principalmente, a barriga. Pelo menos, entre as entrevistadas pelo Portal ACESSA.com, ela apareceu como a principal fonte da insatisfa??o.

Segundo a estudante Mayara Vaz da Silva, n?o tem grandes problemas com o seu corpo, mas... "a gente nunca est? 100% satisfeita, n??! Queria perder a barriga, ter mais peito", sonha a jovem. Mas, aos 20 anos, ela garante que freq?enta a academia de gin?stica por motivos que v?o al?m da est?tica. "Eu fa?o exerc?cios para garantir meu bem-estar e minha sa?de", diz a mo?a.

A "barriguinha a mais" tamb?m ? a principal parte do corpo que a vendedora, Aline Helena Marques Pedrosa, ? mais inc?moda. Com 24 anos, a mo?a se esmera na malha??o para acabar com esse inconveniente e ficar mais durinha. Mas, a insatisfa??o de Aline n?o p?ra por a?. "N?o gosto muito do meu cabelo, queria que fosse mais liso", revela. Para conseguir o efeito desejado ela faz relaxamento regularmente.

foto de emagrecedores foto de tintas e shampoos foto de cremes

A sorte dessas mulheres ? que o mercado est? atento a essa constante insatisfa??o feminina e lan?a uma s?rie de produtos que prometem fazer milagres. Nas prateleiras das farm?cias e supermercados podemos encontrar cremes, shampoos, emagrecedores, enfim, toda a sorte de cosm?ticos que fazem brilhar os olhinhos das mais vaidosas.

De quem ? a culpa

Mas de quem ? a culpa de tanta insatisfa??o? Para a professora de educa??o f?sica, Jusc?lia dos Prazeres Ragoni, a resposta ? f?cil: a m?dia. "A m?dia explora imagens de mulheres perfeitas, com corpos esculturais que nem sempre s?o verdadeiros e a mulherada nunca acha que est? magra ou bonita o suficiente", acredita.

Foto Aline Jusc?lia conta que 90% das mulheres que procuram academias de gin?stica querem emagrecer. "Muitas vezes, as pessoas t?m um corpo bom, s?o magras, mas se enxergam gordas", relata. A professora afirma que, nessa ?poca do ano, as mulheres ficam ainda mais preocupadas. "Com o ver?o chegando as pessoas querem deixar seus corpos magros e perfeitos", ressalta.

Apesar disso, Jusc?lia afirma que nem s? de jovens ?vidas por emagrecer ? feito o p?blico de uma academia. Tem muitas pessoas que nos procuram por quest?es de sa?de, como ? o caso da professora aposentada, Elza Reis de Oliveira. "A gente nunca est? satisfeita com o corpo, principalmente com a idade chegando", diz.

Aos 68 anos, Elza admite que se preocupa com a est?tica, mas logo passa. " Queria acabar com os pneus e com o est?mago, mas n?o estou aqui para isso, fa?o exerc?cios por quest?es de sa?de", garante.

Foto de chapinha
para alisar o cabelo As amigas, Laura Mendes,18, e Lou?se C?ndido,16, t?m problemas opostos em rela??o ao corpo. Enquanto Laura quer engordar, Lou?se sonha em ser magra como a amiga. Fazendo parte da mesma turma, Marina Vieira Chain, n?o reclama do corpo, mas nem por isso se considera de bem com o espelho. "Queria que meu cabelo fosse mais liso", reclama a menina.

Aparentemente bem: magra, cabelo liso, tudo o que as amigas almejam, Priscilla Guimar?es, tamb?m com 18 anos, faz coro nas reclama?es femininas. "Queria que o meu corpo fosse mais definido", diz.

Seja como for, o fato ? que as mulheres s?o seres inconstantes por natureza e ? isso que faz do universo feminino um mist?rio para os homens. E, ?s vezes, para elas mesmas, pois h? aquelas que, para espanto da maioria, est? satisfeita com o v?em no espelho. N?o sei onde elas se escondem, mas que elas existem, existem.

Enquete
Que parte do corpo voc? gostaria de mudar?
      Nariz
      Seios
      Abd?men
      Bumbum
      Pernas
      Nada
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.