Cuidado ao se olhar no espelho Os espelhos falsos t?m tido uma grande procura, tanto para garantir a seguran?a quanto para espionar as pessoas

Priscila Magalh?es
Rep?rter
23/01/2008

Que mulher n?o v? um espelho e p?ra na frente dele para dar uma olhadinha no cabelo, retocar a maquiagem e dar uma ajeitada na roupa? A maioria delas faz isso. Mas quem garante que aquele espelho ? um espelho simples? Voc? j? parou para pensar que pode estar sendo vigiada por uma pessoa ou por uma c?mera escondida atr?s dele?

Estes s?o os espelhos de seguran?a ou de dupla face, mas mais conhecidos como espelhos falsos. "Hoje, vendemos estes espelhos para diferentes locais, como academias de gin?stica, empresas de seguran?a e at? para resid?ncias", diz o gerente de uma vidra?aria, Jos? Carlos Demartini.

A finalidade de usar um espelho como este ? basicamente a mesma: vigiar quem freq?enta o local ou, pior, bisbilhotar. Segundo Jos? Carlos, o falso espelho ? diferente do comum desde a sua fabrica??o. "A espessura dele ? maior. Enquanto o comum tem cerca de tr?s mil?metros de espessura, o de seguran?a tem seis mil?metros", explica ele.

O espelho ? feito colocando-se uma camada de prata no vidro, o que faz refletir a imagem. No espelho falso, essa l?mina de prata ? diferente, como se fosse mais fina, permitindo a visibilidade do outro lado. "Ele vem com um fundo falso e n?o tem aquela arma??o que costumamos ver nos espelhos comuns. Ele ? colocado embutido na parede", explica.

Foto de Jos? Carlos Para o caso de instala??o de c?meras atr?s dos espelhos, Jos? Carlos (foto ao lado) explica que o mais comum ? a utiliza??o de um espelho de costas para outro. "Entre os dois, deixamos um espa?o de cerca de tr?s cent?metros de dist?ncia, onde vai ficar a c?mera. Cada espelho reflete normalmente a imagem e a c?mera tem um visor com alta dimens?o que ultrapassa a l?mina de prata. Assim, as imagens s?o jogadas para a televis?o", explica ele.

Outra diferen?a entre eles ? o pre?o. O metro quadrado do espelho comum custa cerca de R$ 55, enquanto o outro custa R$ 360. Al?m disso, as vidra?arias costumam fazer o pedido na f?brica quando h? encomenda. Segundo Jos? Carlos, em Juiz de Fora n?o existe nenhum fabricante deste tipo de espelho.

Como identificar

Jos? Carlos diz que n?o h? como identificar um espelho falso. "A pessoa s? sabe que ele ? falso quando algu?m conta isso pra ela", diz. Mas, apesar disso, ouvimos dizer que para fazer essa identifica??o basta aproximar um objeto pequeno da superf?cie do espelho. Se ele for refletido na superf?cie, o espelho seria falso, de duas dire?es. Mas se existir um espa?o entre ele e a imagem refletida, o espelho seria verdadeiro.

O que elas dizem

Foto de Katiany A maioria das mulheres nunca pensou nessa quest?o ao se vestir em um local que n?o seja a sua casa, como diz Ver?nica Moreira. "Isso nunca passou pela minha cabe?a. A partir de agora, vou tomar mais cuidado com isso". Sandra J?nia tamb?m nunca teve a preocupa??o de saber se o espelho ? falso. "Agora, vou prestar a aten??o, mas n?o acho legal fazer isso com as pessoas, sem avisar". Maria Jos? de Moraes n?o sabia da exist?ncia de um espelho de duas dire?es. "Eu n?o sabia disso. O pior ? que n?o podemos fazer nada. Acho que em uma loja, tudo bem, mas em banheiro ? um absurdo. Acho que eles deveriam avisar que isso acontece", diz.

Foto de Amaralina V?nia L?cia da Silva ? a favor do falso espelho apenas como medida de seguran?a e Katiany Alc?ntara (foto acima) tamb?m diz que ? necess?rio colocar aviso. "principalmente para as mulheres, que n?o podem ver um espelho".

Ao contr?rio das mulheres acima, Amaralina Rosa (foto ao lado) ? mais cuidadosa. "J? pensei na possibilidade de os espelhos de alguns locais p?blicos serem de duas dire?es. E continuo olhando, n?o h? o que fazer. Mas s? olho, arrumo o cabelo, retoco a maquiagem e n?o tiro a roupa, por exemplo".