Negócios


Artigo
A campanha eleitoral e o marketing
::: 28/08/2002

Embora não seja a preocupação da maioria das pessoas, nota-se que o marketing político/eleitoral é, muitas vezes, um assunto mal compreendido, pouco explicado e sujeito à rejeição. O marketing, como é entendido pela grande maioria, é utilizado há muitos anos no Brasil como forma de promover e vender produtos e serviços. O marketing político/eleitoral desperta a curiosidade e a discussão do conteúdo ético da atividade levanta uma questão: é possível ao mesmo tempo ser ético e trabalhar no marketing de um candidato ou de um partido?

É preciso entender que o mundo mudou e estas mudanças acontecem de forma repentina, pegando muitas vezes as empresas, consumidores, partidos e candidatos desprevenidos. O Brasil mudou e esta mudança é a principal característica da história atual nas suas dimensões de rapidez, generalização e de forma irreversível.

Muitos fatos novos como a globalização, a facilidade na comunicação, o novo papel da mulher na sociedade, o envelhecimento da população deram origem a um novo consumidor, um novo cidadão, um novo eleitor, um novo homem. Devemos distinguir, a título de informação, que marketing político são as ações de um governo já instituído e o atendimento dos anseios e das necessidades do mercado (formado pelos eleitores). O marketing eleitoral é o esforço voltado para a movimentação da máquina partidária e do candidato para a sua eleição.

Podemos resumir dizendo que: o marketing eleitoral é um serviço de “venda” e o marketing político é uma atividade de “pós venda”, podendo ser ampliado também para “pré-venda”. Ética – de acordo com o filósofo espanhol Fernando Savater – não é imitação de condutas nem pode ser confundida com moral. Moral é um conjunto de comportamentos e normas que todos nós costumamos aceitar como válidos. Ética é a reflexão porque consideramos válidos alguns comportamentos e outros não, é a comparação com outras morais de outras pessoas e culturas.

Nos últimos anos o Brasil atravessou um período de aprendizagem democrática, conhecendo a política e os seus instrumentos. Observou-se que o brasileiro cada vez mais toma decisões baseado na informação e que a política eleitoral do grande espetáculo esgotou a sua capacidade de produzir resultados. Alguns pontos devem ser levados em conta ao se preparar uma campanha:

  • O candidato deve apresentar atributos positivos para o seu eleitorado.
  • Seus programas e projetos devem agregar valor para o eleitorado.
  • O grupo político deve montar uma estrutura de informações capaz de fornecer um processo positivo para a opinião pública.
  • Manter uma estrutura de comunicação capaz de construir uma imagem positiva.
  • Ser verdadeiro, ético e comprometido.
O candidato quer e precisa se comunicar com o seu eleitor e para isso apresenta seus programas, idéias, conteúdos e seus compromissos. Cabe então ao eleitor analisar, assimilar, interpretar e colocar na sua mente a comunicação do candidato, para no dia da eleição responder a este apelo, realimentando o candidato com o seu voto. A grande finalidade do trabalho do candidato é receber o voto do eleitor. Caso o eleitor não "compre" a idéia vendida pelo candidato, com toda certeza vai exigir mais informações para poder tomar a decisão de voto.

Para expressar suas idéias, o candidato utiliza a mídia – jornal, revista, rádio, televisão, cartazes, outdoor, folhetos etc – e o eleitor recebendo todo este material e vendo o candidato exposto inicia-se um processo de empatia que se cristaliza pela forma de se apresentar, da postura e de seu comportamento junto ao grande público.

Diferença entre o marketing eleitoral e o de produtos
O marketing eleitoral tem propriedades típicas que o diferenciam do marketing de produtos. O candidato, ao contrário de um produto, tem pensamento próprio, uma história e deve seguir uma ideologia específica. Isto significa que nunca chegaremos a um político sonhado por todos os “consumidores”, ou seja, eleitores. O que o marketing eleitoral permite é que as qualidadesde um certo candidato, que satisfaçam um certo grupo de eleitores, sejam evidenciadas e destacadas por meio de uma linguagem adequada. O marketing eleitoral não pode ser entendido como uma poção mágica que do nada faz surgir um candidato que apresente propostas que satisfaçam a todos os eleitores e resolvam todos os problemas da cidade ou da nação.

Aproveite a ocasião e analise as propostas de seu candidato e decida pelo melhor “produto-candidato” para suas necessidades e expectativas.

Que a sua escolha traga sucesso e bem-estar para você!
Sucesso em seu negócio!


Mande sua pergunta,
esclareça sua dúvida com relação
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti é consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Questão de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - São Paulo, 09/2000


Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Graca Ruas: Na maioria dos filmes de terror tem esses sinos,por isso tenho duvidas.minha cunhada disse que não gosta pois ela disse que e que chama espíritos malignos.

Sheila Rodrigues: Os estabelecimentos podem limitar o número de contas que cada cliente poderá pagar no caixa? Exemplo a Drogaria Araujo só aceita 5 contas por cliente, então eu tinha 7 contas para pagar, tive que pagar 5 e ir para o final da fila para pagar as outras 2 contas. Isso é um absurdo.

Ana Felício: boa tarde,eu comprei um carregador de bateria minha camera panasonic lumix dmc fh 28 e até agora ningueim entrou en contato comigo é assim que funciona? deixei meu tel e nada oque eu faço?

Gleide Farias: Boa Noite, Parei de tomar o adoless faz uma semana faz medo ? Ou tem problema? Pode engravidar ? Mim responda o breve possivel?

Lidianne Senna: O médico indicou Selene para eu tomar pq eu tenho ovário policisticos, mas eu estou amamentando, meu filho tem 1 ano e 5 meses e ja tem 3 semanas q tomo, gostaria de saber quais são os riscos para meu bebê de eu tomar selene e continuar amamentando?

Karina Valentim de Oliveira: Olá bom dia..eu gostaria de uma ajuda urgente por favor.. eu amamento minha filha de dois anos e 4 meses, quando ela estava com 1 ano e meio mais ou menos o anticoncepcional Micronor não estava fazendo efeito e eu estava menstruando duas vezes no mesmo mês e por isso meu ginecologista me indicou o depo provera... como era de se esperar eu fiquei sem menstruar, porém eu tomei a primeira injeção dia 28 de agosto e a segunda dia 28 de novembro e após isso eu iria ter que tomá-la dia 28 de fevereiro mas preferi não tomar mais pois os efeitos colaterais estavam muito intensos... porém hj é dia 26 de abril e minha menstruação sem sinal e gostaria de saber o q eu poderia fazer... eu já fiz um Beta HCG ontem dia 25 de manhã e deu negativo... o q tá me deixando maluca é que estou sentindo cólica e não desce a menstruação... me ajudem pois não sei o q devo fazer... obrigada

Salatiel Salomao Pessoa: Ola uma amiga minha,tomou DIAD a 15 Dias atras 24 horas apos a penetraçao, hoje e 28/04 e a mentruaçao dela nao veio ne normal pq nao se passou um mes,mais ela houve outra penetraçao ela quer saber se ela tomar o DIAD hoje vai ter algum problema?vai perde o efeito?

Tatiane Souza: Meu GO tb me receitou essa injeção , porém me arrependi. Agora não estou mais amamentando e gostaria e trocar por comprimido. Alguém sabe como devo proceder ? Assim que vencer o período é só iniciar com o comprimido ?

Adrieli Fonseca: olá boa noite estou super preocupada pois tomo anticoncepcional e esqueci de toma um dia e transei com meu namorado, só que a noite quando cheguei tomei o de ontem que tinha esquecido e o do dia e continuei tomando regularmente os que faltavam, só que até agora não desceu o que será????

Franciane Santos: eu tomo o normamor mais tava em falta nas farmacia ai eu menstruei e no quarto dia eu nao tomei so tomei com 8 dias e eu ando sentindo enjos tem pocibilidade de eu estar gravida

Eduardo Oliveira: minha esposa toma o anticoncepcional SELENE minha pergunta e a seguinte. uma pilula do SELENE tomada apos uma relação pode fazer o mesmo Efeito que uma PILULA DO DIA SEGUINTE?

Thais Cristina: Eu estou tomando o cerazette ja tem 1 ano e 3 meses o Go disse que eu poderia estar trocando para outro anti?. decide tomar o selene, eu queria saber se apos terminar o ultimo comprimido do cerazette se no dia seguinte ja posso tomar o selene ou devo esperar a mestruação descer para começar como selene

Isabela Silva: alguem pode me respnder? tomo perlutan a 5 meses. mês passado tomei dia 29 e esse mes hoje dia 17 ja mestruei o que devo fazer?

Gabriel Silveira: merda

Das Cinzas Renasci Negah: Ola tenho 31 anos e a 12 faço o uso do microdiol mas meu marido fez a vasectomia e vou suspender o uso assim que estiver tudo ok,gostaria de saber se vou ter reações desagraveis devido a suspenção do mesmo? obrigado

Gleica Portela: alguem pode mi dizer se o anticoncepacional desogestrel faz parar de menstruar/?:

Fafá Morais Sampaio Silva: Adorei a idéia. Obrigada pela dica.

Marlucia Ferreira: DOUTOR , ESTAVA TOMANDO O SELENE A 1 MES, E NESSE MES JÁ IRIA PARA 2 MESES. E ANTES EU USAVA O INJETÁVEL. POREM NESSE MES INTERROMPI NO QUARTO DIA , POIS ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR. TENHO POSSIBILIDADES DE ENGRAVIDAR AINDA ESSE MES?

Ana Paula Guimaraes: gostei muito e fasio de fa'zer

Maria Eduarda: gostei muito e o unico q eu achei ensinando juntar os ovos

Odette Habermann Denzin: muito legal essas sugestões .vou tentar na próxima pascoa

Cristina Vinci: oiii

Margareth Cassar Schnabl: Adorei esse site! muito bom e fácil de usar.