Fernando Agra Fernando Agra 14/01/2009


Gastos de in?cio de ano: o que fazer?

Mais um ano come?ou e como sempre ? hora de pagar IPVA, IPTU e as primeiras parcelas das compras de fim de ano, bem como comprar material escolar. Ufa! E agora? Ser? que o dinheiro vai dar para pagar tudo? Caso n?o seja poss?vel, o que fazer?

Pode parecer dif?cil, mas quem realmente teve um bom planejamento ao longo de 2008 pode conseguir pagar todas essas despesas ? vista e usufruir dos descontos. Aqui em Juiz de Fora quem pagar IPVA ? vista obt?m um desconto de 3% e no caso do IPTU, o desconto chega a 20%. E quem n?o fez esse planejamento, o que fazer?

Foto de notas de dinheiro Quem ainda possui algum dinheiro do 13? sal?rio ou alguma aplica??o financeira, pode utilizar parte para pagar esses impostos ? vista, pois, em m?dia, uma caderneta de poupan?a remunera o aplicador em 0,65% ao m?s. Se a aplica??o for em um CDB, em um fundo de renda fixa ou DI, a remunera??o aumenta um pouco, mas n?o chega a 1% de retorno l?quido ao m?s. Isso mostra que os desconto dos impostos s?o vantajosos. Mas quem n?o pode pagar ? vista, deve parcelar e pagar rigorosamente na data de vencimento. No caso das parcelas com as compras do Natal, sobretudo aquelas realizadas com cart?o cr?dito, tais devem ser pagas impreterivelmente no vencimento, pois h? cart?es que cobram 15,99% ao m?s no rotativo. Isso chega a ser quase 500% ao ano.

Vista toda essa situa??o acima, pode-se concluir que um bom planejamento ao longo de 2009 poder? tornar poss?vel pagar as contas de in?cio de 2010 ? vista, obter os descontos e n?o se endividar desnecessariamente. Mas para isso, disciplina ? fundamental. Como sempre destaco nos artigos, o primeiro passo ? a consci?ncia do padr?o de vida que pode ser levado. Cada fam?lia deve ter conversas sobre dinheiro e adequar as despesas ?s receitas. A elabora??o e acompanhamento de um or?amento dom?stico ? fundamental. E para o ?xito deste, todos os gastos (todos mesmo!) devem ser contabilizados. S? assim ? poss?vel saber para onde o dinheiro vai. Conhe?o pessoas cujos sal?rios acabam antes do m?s terminar e elas n?o sabem exatamente em que gastaram. Ao anotar tudo, pode-se saber em que gastar e em que cortar, sobretudo nos sup?rfluos.

Quem gastar R$ 1.200 para pagar IPTU e IPVA ? vista agora em 2009, deve fazer uma reserva mensal de R$ 100 (j? a partir do sal?rio deste m?s de janeiro) ao longo de todo o ano e poupar em alguma aplica??o. Feito isso, quando for em janeiro de 2010, o indiv?duo ter? a quantia para o pagamento ? vista, acrescida ainda de algum rendimento que poder? ser gasto para complementar as despesas com material escolar. E tem mais, quando se tem um bom planejamento financeiro ao longo de todo o ano, o 13? sal?rio pode ser gasto com algo que o indiv?duo quer consumir e n?o possui condi?es ao longo do ano.

Caro leitor, pense nestas sugest?es e reflita se vale a pena come?ar este ano de modo financeiro organizado. Eu acho que vale a pena e acredito que funciona!


Fernando Ant?nio Agra Santos ? Economista pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Vi?osa (UFV) e professor universit?rio das faculdades Vianna J?nior, Est?cio de S? e Universo e do curso de Forma??o Gerencial do Instituto Educacional Machado Sobrinho, sendo todas a institui?es em Juiz de Fora - MG.

Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O economista Fernando Agra aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.