Foto de Fernando Agra Fernando Agra11/05/2008

Controle econômico e social

A questão do controle populacional e crescimento econômico não é uma preocupação nova na economia. Malthus, um dos mais importantes economistas clássicos (século XVIII) já se preocupava com essa situação, onde o mesmo afirmava que a população cresceria numa progressão geométrica, enquanto que a produção de alimentos tenderia crescer em progressão aritmética e chegar-se-ia um dado momento em que não haveria alimentos suficientes para todos. A história passou e a preocupação acerca dessas idéias foi atenuada. Só que nos dias atuais, o cenário é outro, mas a essência é a mesma, pois a geração de empregos tem declinado sensivelmente em relação ao crescimento da população, sobretudo se o parâmetro principal for a mão-de-obra desqualificada.

Hoje em dia, a questão do desemprego é um tema bastante preocupante em praticamente todo o mundo. O desenvolvimento tecnológico tem contribuído por demais para o progresso da sociedade, mas infelizmente tem acelerado a substituição do homem pela máquina. Isso é um fato que vem se observando desde os primórdios do capitalismo, quando da Revolução Industrial, ocorrida inicialmente na Inglaterra. Entretanto, atualmente, a diminuição dos postos de trabalho tem se dado numa proporção bastante preocupante. Logo, a questão do controle populacional torna-se fundamental aos planos de desenvolvimento de uma nação.

Atualmente, o Brasil passa por um momento por demais delicado no tocante ao rumo de sua economia. Mesmo com as sucessivas quedas da SELIC, o Brasil possui uma das mais altas taxas de juros do mundo, em termos reais. Isso tem consequências muito danosas a toda sociedade, pois contribui para desaquecer a demanda, desestimulando os investimentos produtivos, reduzindo a produção e consequentemente diminuindo ainda mais a oferta de empregos, além de aumentar a dívida pública, entre outros.

Visto esse cenário, em que o progresso tecnológico, bem como as recentes medidas de política econômica monetaristas, tudo isso vêm contribuindo cada vez mais para a ampliação do desemprego, logo a questão do controle populacional é de suma importância. O que se tem observado nas camadas sociais menos favorecidas é o crescente número de filhos por famílias que não possuem a mínima condição de sobrevivência. Isso ocorre devido a escassez de programas sociais direcionados a essas pessoas sobre a importância do planejamento familiar.

Em suma, por tudo que foi mencionado, medidas devem ser tomadas a fim de atenuar os perversos efeitos dessa chaga da história econômica capitalista, que é o desemprego. É fundamental que o País retome o seu crescimento econômico e propicie uma condição digna de sobrevivência ao seu povo. Paralelo a isso a adoção de programas de esclarecimento sobre a importância do controle populacional é muito importante, pois fica bastante difícil o mercado de trabalho absorver essa crescente mão-de-obra, que, sobretudo necessita de qualificação.

Então se pode concluir que crescimento econômico associado às questões de controle populacional são fatores de suma importância no tocante ao desenvolvimento de uma nação.



Fernando Antônio Agra é Economista pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor universitário das faculdades Vianna Júnior, Estácio de Sá e Universo e do curso de Formação Gerencial do Instituto Educacional Machado Sobrinho, sendo todas a instituições em Juiz de Fora - MG