Artigo
Motiva??o e desenvolvimento pessoal no atendimento de vendas - Conclus?o
:::04/09/2003

A Remunera??o Compensa?
Pesquisas realizadas nos principais centros de neg?cios revelaram, que a tend?ncia na remunera??o da for?a de vendas ? uma combina??o de sal?rio mais comiss?o (cerca de 77 % das empresas consultadas). A combina??o de planos ? compensadora tanto para empresas como para os colaboradores. Para as empresas, permite um controle maior nas equipes de venda com a avalia??o real de seus resultados, podendo ainda criar planos de motiva??o. Para o grupo de vendas, proporciona um ganho b?sico mais a oportunidade de ganhar mais atrav?s de um trabalho ?rduo.

As empresas podem conseguir um grande n?mero de combina?es de planos de produtos/servi?os/clientes atuais / novas contas etc. Isto influencia o mix de produtos e aumenta a participa??o de mercado. As companhias podem aumentar a propor??o comiss?o/sal?rio com a finalidade de motivar mais, por?m faz com que haja maior comunica??o com a equipe de vendas esclarecendo ? respeito da nova forma de remunera??o - diz a pesquisa feita pela The Dartnell Corp. na Sales Force Compensation Survey.

N?o devemos esquecer que para gerar um grande volume de vendas movimentando rapidamente os produtos, a empresa deve torn?-la agrad?vel e excitante para os vendedores. Dar asas ? criatividade ? a arma da empresa para auxiliar na motiva??o da equipe usando in?meros incentivos, como, viagens, carros, aparelhos de TV, computadores pessoais etc.

Algumas " dicas" que podem levar o vendedor ao sucesso:

  • Pare de ficar procurando estrelas no c?u e transforme seus sonhos em realidade;
  • Cada novo dia pode ser uma nova oportunidade de sucesso;
  • Estabele?a seus objetivos clara e positivamente;
  • Dirija o foco para onde voc? quer (futuro);
  • Teste a integridade de seus objetivos - eles s?o ?ticos e honestos?
  • Seja respons?vel pelos seus objetivos e empenhe-se em alcan??-los;
  • Reconhe?a que a vontade de vencer ? 80 % do sucesso;
  • Tenha disciplina, organiza??o e disposi??o (boa vontade).

    Para reflex?o: "Nada pode deter um homem com atitude mental correta atingir seus objetivos; por?m nada na terra pode ajudar um homem com a atitude mental errada" - W.W.Ziege

    Administrar Agenda
    Toda pessoa que almeja alcan?ar o sucesso em vendas deve esperar tamb?m longas horas de trabalho. Se voc?, profissional de vendas acha que tem mais trabalho do que horas dispon?veis, ent?o deve aprender melhor administrar o seu tempo. Tenha o tempo ao seu lado.

    Estabele?a os objetivos e lute por eles - quando temos muita coisa para fazer e pouco tempo dispon?vel, estabelecer objetivos bem definidos ajuda a cumprir a miss?o. Relacione as suas tarefas por ordem de import?ncia e trace uma programa??o para complet?-la. Pense quais os obst?culos e interrup?es que voc? ter? para executar esta tarefa e como pode prevenir ou mesmo elimin?-los. Em vez de terminar um trabalho na ?ltima hora do prazo, procure execut?-lo antes da data marcada. As oportunidades est?o a? e muitas vezes, se bem aproveitadas, suprem a falta de tempo.

    Fa?a reuni?es produtivas e limitadas - se voc? ou a sua equipe de vendas costumam prolongar as reuni?es ? porque desperdi?am tempo ou gostam de complicar. Sabendo antecipadamente que a reuni?o dura apenas duas horas, devemos estabelecer os t?picos que devem ser abordados, bem como quanto tempo gastar com cada um deles. Certifique-se que todos est?o bem preparados para responder as quest?es que possam surgir envolvendo os assuntos da reuni?o. Comece a reuni?o no hor?rio marcado e saiba termin?-la dentro do prazo estabelecido.

    Aproveite a vantagem de suas horas mais favor?veis - para ser mais eficiente nas tarefas que deve executar, procure tirar vantagem das horas do dia em que voc? ? mais produtivo. Muitas pessoas desenvolvem melhor pela manh?, outras no per?odo da tarde e algumas no hor?rio noturno. Preste aten??o nas suas rea?es e comportamento durante algum tempo, e procure definir os hor?rios nos quais seu rendimento ? melhor. Direcione sua atividade para este per?odo e tenha melhor resultado em seu trabalho.

    Saiba dizer "Eu n?o posso" - quando se trata de administrar o tempo, n?s mesmos somos nossos maiores inimigos. Freq?entemente assumimos o compromisso de fazer muitas outras tarefas, mesmo sem terminarmos as que estamos executando agora. Procure saber o que as pessoas esperam de voc? e qual ? a data de entrega do trabalho pronto. N?o tenha medo de dizer "n?o" caso a sua agenda esteja j? completamente tomada com os compromissos j? assumidos. ? gratificante poder ajudar aos outros, mas n?o quando temos que prejudicar nossas vendas para que isso aconte?a.

    "Se eu me preparar para servir somente aos outros, logo serei colocado ? margem da vida" (de autor desconhecido).

    Reflita melhor - ao tomar uma decis?o, reflita sobre a import?ncia para o resultado das suas vendas. Procure avaliar os pr?s e contras e pese cuidadosamente as op?es. Tenha em mente que a decis?o tomada envolve riscos e desculpe-se, se for o caso, se voc? tomar a decis?o errada. Procure n?o repetir o erro na pr?xima oportunidade.

    N?o sobrecarregue a agenda - se as suas horas de trabalho s?o sempre poucas para dar conta de todas as suas tarefas, procure saber de imediato os motivos desta anomalia. Identifique as tarefas que tomam mais tempo e busque mais efici?ncia em sua execu??o na pr?xima vez. Fa?a uma compara??o das horas que deveriam ser gastas para cumprir todos os compromissos com o n?mero de horas que foram efetivamente utilizadas. Analise as diferen?as e trace os novos objetivos para serem cumpridos e alcan?ados com uma melhoria no tempo utilizado.

    N?o tenha medo de delegar - muitas vezes temos medo de delegar as atribui?es ocasionando uma sobrecarga em nossa agenda de trabalho. Procure verificar quem na empresa pode realizar determinada tarefa e dedique-se a outro trabalho que ? realmente de sua responsabilidade. Saiba usar efetivamente os recursos humanos de sua empresa. Se foi feito um bom programa de treinamento, com certeza esta tarefa poder? ser executada por outra pessoa com o mesmo bom resultado.

    Habitue-se a fazer anota?es - procure manter o registro de informa?es que s?o importantes para o seu trabalho di?rio, como nomes, consumo, e-mails, e outros dados sempre ? m?o. Se a sua empresa j? disp?e dos recursos de tecnologia de informa??o , ent?o o seu trabalho ser? muito mais f?cil.

    Resumindo - voc? n?o pode criar mais tempo do que o dispon?vel. O que pode ser feito ? um esfor?o para us?-lo melhor, administrando com sabedoria as horas dispon?veis. A partir do momento em que voc? controla o tempo, voc? deixa de desperdi??-lo inconseq?entemente. Lembre-se que o tempo ? como talento: n?o pode ser jogado fora. Fa?a do tempo o seu aliado!


    Clique aqui e mande sua pergunta,
    esclare?a sua d?vida com rela??o
    aos assuntos de marketing com
    o consultor Roberto Monti.

    Roberto Monti ? consultor de Marketing.
    Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
    Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
    Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000