Animais e f?rias Companhia de animais de estima??o pode estimular o desenvolvimento das crian?as. Anote as dicas e brinque pra valer com o seu animal durante as f?rias

Renata Cristina
16/01/07

A meninada est? de f?rias e o que elas mais querem ? brincar! Nessa hora, a companhia de animais de estima??o pode ser essencial. Isso porque c?es, gatos, p?ssaros, peixes e tantos outros bichos estimulam o desenvolvimento das crian?as e podem ajudar na intera??o de toda a fam?lia.

De acordo com a psic?loga Bianca Fortes, especializada em desenvolvimento humano, a presen?a de um c?o dentro de casa pode refor?ar os valores de responsabilidade, respeito e sociabilidade nas crian?as.

"Tudo depende da forma como o animal ? apresentado", explica a psic?loga. Para que o bichinho se torne um parceiro na educa??o infantil, a profissional orienta que sejam designadas fun?es para cada membro da casa, definindo quem dar? a alimenta??o, levar? para o banho, o passeio, entre outras atividades.

Segundo a Bianca, o cumprimento destas tarefas ? sin?nimo de responsabilidade. "Se desde cedo a crian?a for estimulada, mais tarde ela n?o ter? problemas com a realiza??o de tarefas", orienta. No caso das brincadeiras e da conviv?ncia com o animal, s?o introduzidos valores de respeito ao pr?ximo e sociabilidade. "A atividade recreativa envolve respeito com o animal, caso contr?rio, ele n?o vai mais aceitar o chamado da crian?a", afirma a psic?loga.

Foto Milena e Clara Foto Milena e Clara Foto Milena e Clara

As primas Milena Cindi e Clara de Oliveira (foto acima) se reuniram nessas f?rias para brincar. Um dos passatempos preferidos dessa dupla ? cuidar de diversos animais e visitar um pet shop em sua rua. Milena possui uma cadela que, segundo ela, ? espuleta. "Ela gosta muito de correr, dar um pega nas galinhas e passear pelo s?tio", revela. De acordo com a menina, a brincadeira com Kiara come?a cedo e s? termina no final do dia. Al?m do passatempo, a menina tamb?m ? respons?vel pela ra??o e ?gua da cadela durante os passeios no s?tio.

J? a prima Clara possui uma codorna e tem todos os dias que trocar a ?gua e dar comida da ave, al?m de recolher seus ovos. "N?o tenho coragem de comer os ovos, mas meu pai, minha m?e e meu irm?o comem", diz. O irm?o de Clara tamb?m tem um peixinho, doado pela garota, j? que ela n?o queria acumular a fun??o de dois animais para cuidar. "Ia ficar muito cansada", brinca.

Foto Milena e Clara Foto Milena e Clara Foto Milena e Clara

A dupla garante que a principal dica para se divertir com o animal de estima??o durante as f?rias ? dar aten??o, carinho, comida e passear com o bicho. "Acho que eles gostam de tudo, se a gente tiver carinho", diz Milena.

Foto Milena e Clara A m?e de Clara, Emilce Mendes de Oliveira e Silva, acredita que os animais s?o bons companheiros para seus filhos. S? para ter uma id?ia, as crian?as j? tiveram p?ssaros, um pintinho que se transformou em frango e at? um pato em casa. "Tento sempre negociar com os meus filhos uma forma de atender o desejo de ter um animal, mas compat?veis com um apartamento", explica Emilce. Para isso, ela utiliza muita conversa e sempre acaba conseguindo conciliar as vontades dos meninos com suas condi?es.

Emilce tamb?m delega fun?es aos filhos, para criar responsabilidade diante do desejo de manter em casa um animal de estima??o. "? claro que acompanhamos o tratamento dos bichos, mas eles t?m sempre que cuidar", diz.

Brincadeiras mil

Para os c?es se divertirem com voc? durante as f?rias, h? uma infinidade de op?es. De acordo com a propriet?ria de um pet shop de Juiz de Fora, Jane Pedretti, as crian?as podem utilizar uma s?rie de brinquedos e gulouseimas e cair na brincadeira. A grande novidade ? o chicletes para cachorro que evita t?rtaro e mal h?lito. H? sabores diversos, como menta, bacon, frango, abacaxi, morango, uva e laranja.

Foto brinquedo de cachorro Foto
brinquedo de cachorro Foto brinquedo de cachorro Foto brinquedo de cachorro Foto brinquedo de cachorro Foto brinquedo de cachorro

H? tamb?m um brinquedo-acess?rio, a corda fio-dental. Voc? pode jogar para seu c?ozinho pegar e, na hora, em que ele morde, j? limpa os dentes. Criativo e saud?vel!

Para c?es e gatos, h? tamb?m pe?es, bolas, ossos, mordedeiras e objetos de borracha em que voc? pode colocar uma ra??o dentro. Isso vai motivar o seu c?ozinho na brincadeira!

Voc? tamb?m pode fazer um treinamento espec?fico com o c?o, ensinando-o a pular corda ou at? passar no meio de um bambol?. Se voc? quer treinar um peixinho, isso tamb?m ? poss?vel! ? s? criar desafios no aqu?rio e ensin?-lo durante 20 minutos todos os dias. Ah, e n?o se esque?a: a recompensa pode ser uma refei??o bem gostosa!