Os ciclos de vida de uma empresa

Nome do Colunista Carolina Lopes 9/08/2016
foto

Assim como acontece com as formas naturais da vida, as empresas também têm seus ciclos que são caracterizados pelas fases de: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio.

A fase inicial começa ou deveria começar pela elaboração de um Plano de Negócios, antes mesmo de ser constituída através dos registros legais e abrir as portas. Os clientes ainda não conhecem os produtos e serviços e esforços devem ser concentrados na divulgação do empreendimento.

Na fase de crescimento as operações da empresa devem começar a dar resultados financeiros positivos que podem ocorrer entre dois a quatro anos, dependendo do segmento empresarial, bem como do investimento e perfil do negócio. Um bom trabalho de marketing deve ser feito para fidelizar os clientes, principalmente em um mercado de concorrência acirrada.

Na maturidade a empresa já deve se sustentar sozinha. Esta fase pode durar longas décadas dependendo do objetivo inicial do negócio.

Em algum momento as empresas entram na fase de declínio e se não reagirem podem falir. Neste momento é importante que o Plano de Negócios seja revisto, pois nenhum planejamento sem monitoramento sistemático é garantia de sucesso.

As empresas sofrem com fatores internos e externos e por isso precisam ser remodeladas. Este processo de renovação deve acontecer em todos os sentidos: renovação da visão de mercado da empresa, das relações internas e principalmente dos produtos e serviços oferecidos.

Não necessariamente este novo planejamento precisa ser feito apenas no momento de declínio. Os empreendedores precisam estar atentos a todos os momentos da empresa e do mercado como um todo. É muito comum, por exemplo, que pequenas empresas fiquem dependentes financeiramente de investimentos constantes dos sócios, tendo dificuldades de atingir a fase de maturidade. E, mais uma vez, então é importante rever os objetivos iniciais para saber a hora de mudar a direção.

ACESSA.com - Os ciclos de vida de uma empresa