Quarta-feira, 12 de março de 2014, atualizada às 12h10

População poderá fazer denúncias da área de saúde pela internet

A Associação Médica Brasileira (AMB) lançou nesta quarta-feira, 12 de março, o projeto Caixa-Preta da Saúde. A ideia é reunir em um site denúncias relacionadas a problemas encontrados pela população brasileira na saúde pública e particular. Segundo o presidente da associação, Florentino Cardoso, o interesse é mostrar a realidade do que acontece no país.

Ao acessar o site, as pessoas vão poder indicar o estado, a cidade e o local onde o problema foi encontrado. Basta clicar no mapa e relatar o ocorrido. É possível enviar ainda fotos e vídeos. Não é preciso se identificar – a denúncia pode ser feita de forma anônima. Uma equipe da AMB ficará responsável por analisar o material e disponibilizá-lo na página.

O presidente da AMB lembrou que o objetivo do projeto não é resolver todos os problemas relacionados à saúde brasileira, mas dar voz à população e, em seguida, pressionar o governo para tomar as providências necessárias. Dados da associação indicam que o Sistema Único de Saúde (SUS) desativou quase 42 mil leitos nos últimos sete anos. O órgão cita ainda pacientes que ficam anos na fila de espera para cirurgias e exames e a falta de infraestrutura, medicamentos e material básico para atendimento à população.

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Popula??o poder? fazer den?ncias da ?rea de sa?de pela internet