Segunda-feira, dia 1? de dezembro de 2008, ?s 16 h

Juiz de Fora ter? em 2009 onze feriados nacionais em dias ?teis e um municipal, no s?bado

Daniele Gruppi
Rep?rter

O governo federal divulgou o calend?rio dos feriados nacionais em 2009. Ser?o 11 em dias ?teis. Em Juiz de Fora, haver? mais um: 13 de junho, Dia de Santo Ant?nio, padroeiro da cidade, que cai num s?bado. Para alguns setores da economia as folgas representam preju?zos, para outros, lucros.

Segundo o presidente do Sindicom?rcio, Emerson Belotti, feriados em dias de semana prejudicam o com?rcio. "Dependendo do dia de semana provoca queda de dez a 15% no movimento. Feriados na segunda e na sexta s?o os piores."

O presidente da C?mara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL), Vandir Domingos da Silva, concorda que o feriado em dia ?til significa perdas. "Para quem tem com?rcio o preju?zo n?o ? s? do dia parado, como da semana. Temos que produzir."

O setor ligado ao turismo ? beneficiado. O delegado regional da Zona da Mata da Associa??o Brasileira de Ag?ncias de Viagens (ABAV), Varela Arag?o, afirma que a tend?ncia ? ter mais pessoas viajando. "Vamos ter al?m da ?poca de temporada, alguns pontos fortes, em que as pessoas poder?o dar um passeio r?pido."

Em v?rias cidades brasileiras ? feriado no Dia da Consci?ncia Negra, 20 de novembro. No pr?ximo ano, a data vai cair numa sexta-feira. Em Juiz de Fora, a data ? comemorada no domingo mais pr?ximo. O governo federal considera Carnaval, Sexta-feira da Paix?o e Corpus Christi como pontos facultativos.

Imagem ilustrativa: Laura Martins Ferreira.
1? de janeiro (quinta-feira) - Confraterniza??o universal.
23 de fevereiro (segunda-feira) - Carnaval.
24 de fevereiro (ter?a-feira) - Carnaval.
10 de abril (sexta-feira) - Sexta-feira Santa.
21 de abril (ter?a-feira) - Tiradentes.
1? de maio (sexta-feira) - Trabalho.
11 de junho (quinta-feira) - Corpus Christi.
13 de junho (s?bado) - Santo Ant?nio.
7 de setembro (segunda-feira) - Independ?ncia do Brasil.
12 de outubro (segunda-feira) - Nossa Senhora Aparecida.
2 de novembro (segunda-feira) - Finados.
15 de novembro (domingo) - Proclama??o da Rep?blica.
25 de dezembro (sexta-feira) - Natal.