Segunda-feira, dia 26 de janeiro de 2009, atualizada ?s 15h49

N?o h? previs?o de quando as carteiras de trabalho voltar?o a ser emitidas em JF

Priscila Magalh?es
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Desde o dia 19 de janeiro, a Ger?ncia Regional do Trabalho e Emprego n?o est? emitindo carteiras de trabalho. Segundo a gerente regional, Nila Magalh?es, n?o h? previs?o para que a emiss?o seja normalizada. "Todos os dias procuramos saber, em Bras?lia, quando o servi?o ser? normalizado e eles n?o t?m uma data."

Dos tr?s computadores usados para cadastrar os trabalhadores, dois n?o est?o funcionando. Segundo Nila, t?cnicos de Belo Horizonte est?o sendo aguardados para a manuten??o. Al?m deste, outros dois problemas tamb?m impedem a emiss?o do documento. A lentid?o da conex?o de rede ? um deles e acaba gerando outro: o comprometimento do acesso ao banco de dados nacional do Minist?rio do Trabalho e Emprego. "A velocidade da conex?o de rede n?o ? suficiente para o n?mero de computadores existentes e isso provoca lentid?o", diz Nila.

Diariamente, trabalhadores de Juiz de Fora comparecem ao local para adquirir o documento. O atendimento est? ocorrendo, mas o preenchimento do protocolo ? feito manualmente. As carteiras de trabalho s? ser?o confeccionadas quando houver manuten??o nos computadores e melhoria na conex?o.

No final do ano passado, a confec??o das carteiras ficou suspensa durante um m?s em Juiz de Fora para uma atualiza??o do sistema na Ger?ncia. H? pouco mais de um m?s, o servi?o foi normalizado e passava por testes. Diariamente, uma centena de senhas s?o distribu?das para a confec??o do documento.