Quarta-feira, dia 15 de abril de 2009, ?s 18h

Emprego cresce em JF com a abertura de 507 novas vagas em mar?o

Daniele Gruppi
Rep?rter

Em mar?o de 2009, o emprego formal em Juiz de Fora cresceu 0,46% em rela??o ao m?s anterior, que decresceu 0,04%. No total, foram gerados 507 novos postos de trabalho. A cidade segue a tend?ncia de desempenho positivo do Estado e do Pa?s. A economia mineira registrou a cria??o de 9.399 vagas com carteira assinada. A varia??o do emprego em Minas Gerais foi de 0,28%, superior ? m?dia nacional, que ficou em 0,11%.

O saldo de mar?o representa a diferen?a entre contrata?es (4.685) e demiss?es (4.178). No primeiro trimestre de 2009, o ?ndice juizforano ? positivo, assim como em 12 meses, cujo saldo ? de 4,25%, o que representa 4.213 novos empregos.

O setor que mais gerou empregos na cidade em termos absolutos foi o de servi?os, com 2.174 admiss?es, seguido pelo com?rcio, com 1.300. A constru??o civil criou 487 vagas e o segmento de servi?os industriais de utilidade p?blica, tr?s. A ind?stria extrativa mineral n?o admitiu trabalhadores, enquanto a administra??o p?blica abriu tr?s postos. O setor de ind?stria de transforma??o registrou 659 admiss?es.

Segundo o chefe do setor de rela?es do trabalho da Ger?ncia Regional do Trabalho e Emprego, Jos? Tadeu de Medeiros Lima, os n?meros divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Minist?rio do Trabalho e Emprego (MTE), nesta quarta-feira, dia 15 de abril, significam uma rea??o aos efeitos da crise financeira internacional. "As ind?strias de transforma??o existentes na cidade d?o sinal de retomada. Nos ?ltimos meses, foram as que mais demitiram e, agora, abrem novas vagas. Tivemos um acr?scimo de 17 novos postos."

Para Jos? Tadeu, os dados confirmam que os setores que movimentam a economia na cidade s?o os de servi?o e com?rcio. Ele acredita que, em abril, a constru??o civil tamb?m deve se destacar. "O programa do governo de incentivo ? constru??o de moradias vai impulsionar o setor."

Apesar de o com?rcio ter gerado 1.300 novos empregos, foi tamb?m respons?vel pela demiss?o de 1.322 pessoas. Em fevereiro, o n?mero de desligamentos tamb?m foi superior ao de admiss?es, gerando um d?ficit de 238 empregos. Para o presidente do Sindicato do Com?rcio (Sindicom?rcio), Emerson Beloti, o setor sentiu um "baque", devido ? crise, mas caminha para a estabilidade. "Estamos nos adequando ? nova realidade do mercado. A tend?ncia ? voltarmos a crescer."

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes