Proteção da pele deve ser redobrada no vevão

Por

Proteção da pele deve ser redobrada no verãoEspecialistas alertam para os cuidados na aplicação do filtro solar. Se usado inadequadamente, produto pode perder a eficácia desejada

Melissa Ribeiro
Repórter
29/12/2009

O verão exige cuidados redobrados com a pele. A exposição excessiva e prolongada ao sol sem a proteção necessária pode trazer danos irreparáveis. O câncer de pele é uma das principais e mais sérias consequências da radiação ultravioleta, que se encontra nos raios solares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, para evitar manchas e doenças de pele, o uso do protetor solar é essencial. No entanto, a aplicação incorreta do produto pode fazer com que o fator de proteção seja reduzido, colocando em risco a saúde do consumidor.

Para o dermatologista Aloísio Gamonal, um dos principais problemas na utilização do bloqueador solar está na economia na hora da aplicação do protetor. "Como o produto é caro, as pessoas acabam usando pouco e não o reaplicam. Para manter a proteção, o filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas. Protetor solar não é passaporte para o sol. Muitas vezes as pessoas que estão usando o produto abusam do sol."

A dermatologista Alessandra Montenegro recomenda também a reaplicação do produto sempre que a pessoa sair da água, pois "dependendo do tempo que se fica na água perde-se muito o filtro." Ela explica que o protetor deve ser aplicado pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, que é o tempo que o produto leva para fazer efeito. "Na hora de passar o filtro solar é preciso cobrir toda a superfície corpórea, inclusive orelha, peito do pé, costas das mãos e pescoço, que são as áreas mais esquecidas."

De acordo com Alessandra, o uso de protetores labiais, principalmente para quem tem herpes labial, também é essencial. Os óculos de sol, desde que possuam filtro para radiação ultravioleta, são acessórios fundamentais no verão. "Os óculos de sol devem ser usados porque a luz do sol reflete na água, na areia e chega à pessoa até mesmo por debaixo da barraca."

Alessandra ressalta que o bloqueador solar também deve ser utilizado mesmo quando o sol não aparece. "Em dias nublados, entre 80% e 90% da radiação do sol pode ser filtrada, mas de 10% a 20% dos raios ultravioletas passam, então, ainda há a ação do sol." Segundo a dermatologista, é essencial que o consumidor observe o Fator de Proteção Solar (FPS), que é o grau de proteção contra a radiação UVB, nociva à saúde humana. "Quanto mais alto o fator de proteção, maior é a eficácia do produto."

Outro ponto importante é observar o FPS recomendado para cada tipo de pele (ver quadro abaixo). As crianças exigem cuidados ainda maiores. "Mesmo com o protetor solar, a criança deve usar blusa. Mas se a blusa for molhada ela perde o fator de proteção", explica Alessandra.

O dermatologista Aloísio Gamonal lembra que o mercado oferece alguns produtos que já vêm impregnados de filtro solar, como roupas, shampoos e condicionadores. Ele alerta que para serem confiáveis devem possuir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Uso do filtro solar previne doenças e manchas de pele

A dermatologista Alessandra Montenegro explica que filtro, protetor ou bloqueador solar são a mesma coisa e todos têm como principal função prevenir os danos causados pelos raios solares na pele. "O filtro solar serve para proteger contra a radiação ultravioleta A e B, que são as cancerígenas. A UVB é muito carcinogênica e a UVA potencializa o efeito carcinogênico da radiação ultravioleta B."

De acordo com Alessandra o horário de exposição ao sol é um dos cuidados fundamentais na proteção contra os raios ultravioletas. O ideal é que a exposição ocorra antes das 10h e depois das 16h. No horário de verão, o horário adequado é antes das 11h e após as 17h."A radiação UVA, aquela que a gente toma antes das 10h e depois das 16h, causa as manchas na pele e o fotoenvelhecimento, que são as rugas e o envelhecimento precoce da pele pelo sol".

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, qualquer pessoa pode ter câncer de pele. As que possuem pele, olhos e cabelos claros são mais suscetíveis à doença. Os ruivos, os portadores de sardas e os que possuem histórico familiar de tumor de pele também fazem parte do grupo de risco. O efeito da radiação ultravioleta é cumulativo. Isso quer dizer que mesmo que a pessoa deixe de se expor ao sol, as alterações de pele podem se manifestar anos depois.

Fator de Proteção Solar (FPS) para cada tipo de pele
Pele negra: FPS 20
Pele morena: FPS 30
Pele clara: FPS 60
Criança: usar filtro solar infantil, que é apropriado para pele infantil e mais resistente à água.
Protetor Labial:
FPS 30

Os textos são revisados por Madalena Fernandes