Josy Oliveira Talento, simpatia, dedica??o. Segredos do sucesso da cantora que est? com a agenda lotada at? o segundo semestre do ano

Fernanda Leonel
Rep?rter
31/05/2006

Clique no ?cone ao lado para ver e ouvir a cantora Josy Oliveira interpretando um sucesso da juizforana Ana Carolina.



O destino parecia estar tra?ado: desde pequena Josy Oliveira (foto) demostrava que a paix?o pela m?sica falava mais alto que qualquer outra coisa. Reza a lenda que j? aos seis anos de idade, a menina trocava muitas horas do dia para ficar sentandinha e quieta ouvindo m?sica, refletindo e comentando sobre o sons.

Josy conta que sempre "respirou m?sica". Era aquela aluna que participava dos saraus da escola, cantava em teatrinho, participava de tudo quanto fosse atividade que precisasse de algu?m para fazer um barulho. Se havia um microfone e uma caixa de som, l? estava a menina Josy.

Aos 11 anos, ela ganhou um presente do pai que afirmaria o que as "brincadeiras" da inf?ncia j? provavam. O primeiro piano da vida da cantora chegou para fazer mais que parte do mobili?rio da casa.

O pai de Josy parece ser mesmo um dos grandes respons?veis por sua carreira. Mais que comprar o primeiro instrumento da artista e incentivar seu dom, ele resolveu divulgar de verdade o talento da filha: quando a cantora tinha 17 anos, ele comprou um bar, carregou o piano da menina para o local e fez dela a atra??o principal da casa.

Nesse tempo Josy tocou, se apresentou, aprendeu. Mas tamb?m entendeu que era preciso se dedicar ? faculdade de psicologia. Diminuiu as apresenta?es, mas n?o se distanciou do of?cio.

No dia da formatura, data que ela pegava o diploma para montar o seu consult?rio, o destino mostrou mais uma vez que Josy no jaleco n?o deveria ser o seu forte: ela cantou na sua missa, na sua cola??o e no seu baile de formatura.

Somado a outros fatores, Josy resolveu abra?ar a carreira. Se inscreveu na Lei Murilo Mendes e teve sua proposta para grava??o de um CD aprovada. Largou o emprego, deixou de lado as d?vidas e hoje, se dedica em hor?rio integral a sua grande paix?o. "Vivo a m?sica de manh?, de tarde, de noite. Se n?o estou tocando, estou ensaindo ou estou aprendendo m?sicas e escolhendo repert?rio", declara a cantora.

O esfor?o tem dado resultado. Hoje Josy Oliveira ? uma das cantoras mais elogiadas pelo p?blico e j? est? com todos os finais de semana (incluindo a? algumas quintas e quartas-feiras), at? agosto, agendados com caf?s e barzinhos da cidade.

Influ?ncias
O CD de Josy Oliveira j? come?ou a ser gravado. O disco tem 12 can?es in?ditas, sendo que uma delas ? de composi??o do tamb?m juizforano Adilson Santos.

"Influ?ncias" foi o nome escolhido pela cantora para dar vida ao seu novo trabalho. De acordo com Josy, o nome desvenda um pouco do som que pode-se esperar do trabalho.

O CD traz um pouco de muitas coisas que influenciaram a carreira da cantora. Traz uma mistura de ritmos e sensa?es que foram experimentados ao longo da trajet?ria musical da menina de Juiz de Fora e reflete a pr?pria experi?ncia de cantar em barzinho vivenciada por Josy.

"Cantar em barzinho ? se colocar ? disposi??o do p?blico. Tem que se estar com um repert?rio vasto e tamb?m se preparar para atender os milh?es de pedidos que chegam atrav?s dos famosos papeizinhos".

O ?lbum de Josy tamb?m vai ser assim. Adiantando um pouco as novidades, ela mesmo define seu novo CD, como um "algo que trabalha a MPB, passa pelo rock e termina em samba". Questionada sobre uma poss?vel falta de identidade na salada musical, Josy deixa claro que embora o disco traga ritmos variados, as m?sicas possuem links entre si.

Josy ? ecl?tica. E isso certamente se reflete no trabalho que ela vem desenvolvendo em barzinhos. Ela mesmo se classifica assim: algu?m que aprendeu a gostar de tudo, desde que possa dar a sua cara a essa infinidade de sons que seu ecletismo defende.

S? para exemplificar, Josy canta at? cantigas de roda em seus shows. J? imaginou a m?sica "Peixe vivo" completamente reconfigurada? ? isso que a nossa artista faz. "Nada pior que chegar em um show e se ter a sensa??o de que est? se ouvindo uma faixa de CD", justifica.

Outra caracter?stica da cantora: ela sempre vai de mesa durante os seus shows. Atende e pega sugest?es com todos que est?o prestigiando o seu trabalho. Josy ? sempre enf?tica ao afirmar que n?o quer ser vista como algu?m inating?vel e que n?o deseja criar barreiras do tipo "eu sou o artista, voc? ? o p?blico".

Para o futuro pr?ximo, Josy aguarda ansiosa a finaliza??o do seu CD. Depois que ele ficar pronto, ela espera entrar em turn? pela regi?o com um show especialmente montando para a ocasi?o. Para futuro distante, Josy diz que espera apenas o reconhecimento do seu trabalho para que com isso possa viver em fun??o da m?sica para o resto da vida.