Com que conex?o eu vou?
O que voc? deve saber na hora de escolher o acesso ? internet

Ludmila Gusman
12/08/02

Na hora de escolher o tipo de conex?o surge a d?vida: qual a melhor op??o? O primeiro passo ? se informar sobre os tipos de acesso ? internet e o planos oferecidos pelo provedor. Voc? deve levar em conta as vantagens de cada conex?o, as caracter?sticas espec?ficas e os requisitos b?sicos.

Em Juiz de Fora, est?o dispon?veis acessos via telefone, ISDN, cabo e r?dio, e h? planos de acordo com a necessidade do usu?rio, seja ele dom?stico ou corporativo. Informe-se, antes de embarcar na Grande Rede.

Acesso discado
O acesso discado ? mais indicado para as pessoas que utilizam internet por pouco tempo ou apenas de madrugada. Pessoas que, por exemplo, usam o computador durante o dia no trabalho e precisam verificar apenas os e-mails em casa. Nesse caso, a conex?o de acesso discado proporciona baixos custos aos usu?rios. Voc? pode optar por planos de franquias de horas ou acesso ilimitado.

Ao contratar esse tipo de acesso, voc? deve levar em conta que, al?m do plano pago mensalmente ao provedor, voc? dever? pagar os impulsos telef?nicos. Se voc? pretende usar internet por tempo indeterminado e em hor?rio comercial (hor?rio em que a tarifa telef?nica ? maior), ? melhor procurar alternativas, como o acesso via r?dio ou via cabo.

Como funciona: O acesso discado exige a instala??o de um modem, que ir? transformar os bits do computador em sons que ser?o transmitidos pela linha telef?nica convencional. Do outro lado da linha, o modem do provedor converte os sons em bits, que s?o transferidos para a rede IP da internet. N?o ? preciso fazer nenhuma adapta??o na linha telef?nica. Ele pode ser usado em qualquer lugar onde exista telefone, computador e placa de fax modem.

Linha digital telef?nica (ISDN)
Esse tipo de conex?o, tamb?m feita atrav?s do telefone, serve para quem deseja ter uma linha para conectar ? internet e a outra dispon?vel para receber ou fazer liga?es. A sigla ISDN significa "Integrated services digital networks", ou seja, rede integrada de servi?os digitais. A fun??o ? integrar os servi?os de transmiss?o de dados e voz, chamada em espera e toques diferenciados. No entanto, o usu?rio continua pagando pulsos telef?nicos. Quem deseja uma internet r?pida e mora em um local que n?o ? atendido pela internet via cabo ou ADSL podem escolher o ISDN. Ele pode ser definido como um intermedi?rio entre o modem convencional e o acesso a cabo.

Como funciona: Para ter esse tipo de acesso, voc? deve ter instalado em seu computador uma placa de ISDN, que pode ser adquirida na Telemar ou em lojas de produtos de inform?tica. A linha ISDN tem dois canais, ou seja, ? como se voc? comprasse duas linhas de telefone. Voc? pode optar por usar os dois canais para acessar internet ou dividi-los e us?-los simultaneamente, ou seja, voc? pode acessar internet e conversar ao telefone ao mesmo tempo.

Acesso banda larga em resid?ncia
Quem tem TV por assinatura ou pretende contratar o servi?o pode optar por esse tipo de acesso. Esse sistema usa o meio f?sico da TV a cabo para ligar seu computador ? internet, por isso n?o h? necessidade da linha telef?nica. Seu computador conecta-se ? internet no momento em que o cable modem (aparelho vendido pela empresa de TV por assinatura) faz a interliga??o entre o computador e a rede da TV. O t?cnico faz a configura??o do acesso e pronto. Basta digitar o nome de usu?rio e a senha. Voc? paga pelos dois servi?os (a TV a cabo e o provedor).

Acesso banda larga em condom?nios
Pode ser feito atrav?s de fibra ?tica ou r?dio. Cada pr?dio ou condom?nio ? conectado atrav?s de um link compartilhado por todos os usu?rios. Este tipo de acesso n?o utiliza telefone, h? uma taxa mensal fixa, acesso ilimitado com alta velocidade.

Como funciona: Com o acesso em banda larga voc? fica conectado 24 horas por dia, sete dias por semana. E pode acessar conte?dos multim?dia (jogos online, v?deos, m?sica, entre outros) e fazer download com qualidade e grande velocidade.

Conhe?a os planos do provedor
ACESSA.com