Só Sabor

Clique aqui: aprenda a fazer as embalagens para os ovos

Ovos de Páscoa para todos os gostos

Aprenda a fazer ovos caseiros deliciosos

Deborah Moratori
abril/2003

A tradição de se ofertar ovos como presente é bem anterior à religião cristã. O costume de dar e recebê-los tem origem com os egípcios, persas e chineses. Esses povos, no início da primavera e nas ocasiões festivas, distribuíam ovos naturais simbolizando a origem da vida, a criação e a fecundidade. Geralmente eram pintados e oferecidos aos amigos.

O hábito foi adotado pelos cristãos como forma de representar a Páscoa, significando a ressurreição de Jesus Cristo. A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente.

Os ovos naturais foram utilizados por vários séculos até serem substituídos pelo chocolate a partir do século XVIII. Uma descoberta de confeiteiros franceses que inventaram esse modo atraente de comemorar a Páscoa sem deixar de lado a tradição.

Ovos caseiros
Fazer seus próprios ovos é uma maneira original de presentear a família e uma boa oportunidade para economizar. "O processo é trabalhoso e exige paciência", diz Rose Tortoriello que trabalha com chocolate artesanal na fabricação de trufas, bombons e ovos de Páscoa, "mas a satisfação é enorme quando você finaliza um trabalho. Funciona como uma terapia". O segredo, ela conta, "basta usar um pouco da criatividade a partir da receita básica". É assim que Rose Tortoriello faz os seus ovos em formatos variados: coração, casinha e até avião.

Para quem vai começar a fazer ovos de Páscoa, ela sugere a receita tradicional que é mais simples. "Para fazer ovos mais elaborados a pessoa precisa de ter um pouco de experiência, mas um ovo de Páscoa comum pode se tornar especial, basta caprichar na embalagem e no recheio". As trufas de damasco, cereja e brigadeiro, por exemplo, são as mais pedidas pelos clientes de Rose Tortoriello que trabalha por encomenda e vende em alguns pontos da cidade.

Mas quem pensa em engordar o orçamento doméstico, fazendo ovos de Páscoa artesanais, é bom ficar atento. A confeiteira explica que para fazer seus ovos de chocolate ao leite e trufados usa chocolates nobres muito mais saborosos que o hidrogenado. "Em compensação, eles custam o dobro do preço".

Para fazer os ovos de chocolate, são necessários alguns materiais básicos como um pirex de vidro (para derreter o chocolate), uma espátula de metal, uma colher de plástico, a fôrma de silicone ou plástico, papel manteiga e uma assadeira para levar o chocolate para secar na geladeira. Esses utensílio, segundo Rose Tortoriello, são encontrados em casas que vendem artigos para festas.

Seja original, faça você mesma os ovos que vai dar de presente na Páscoa. Fique atento às nossas dicas. Confira o passo-a-passo da receita básica de ovo de chocolate.

Receita tradicional
Para esta receita, além dos utensílios básicos, você vai precisar de: 500g e chocolate ao leite. A receita rende um ovo de Páscoa de meio-quilo.

Com uma faca pontuda ou uma colher, quebre a barra de chocolate em lascas. Não se preocupe se os tamanhos dos pedaços ficarem diferentes.

Para derreter o chocolate, leve-o ao microondas por 3 minutos na potência alta. Dê uma pausa a cada minuto e mexa bastante. Isso garante que o chocolate derreta por igual e não fique empelotado.

Depois de derretido, despeje o chocolate no mármore e, com a espátula, faça movimentos de vai-e-vem para esfriar.

Quando o chocolate estiver frio, volte com ele para o pirex. Ele está na temperatura certa para começar a ser trabalhado.

Com o auxílio da colher, vá despejando o chocolate no molde. Use a parte de trás da colher para espalhar o chocolate uniformemente.

Escorra o excesso de chocolate do molde. Limpe as bordas com a espátula e leve à geladeira. Depois de 1 minuto, tire da geladeira e passe outra camada de chocolate. Repita a operação até que o ovo esteja na espessura desejada. O ideal é repetir o processo mais três vezes, seno que na última, o ovo deve permanecer por três minutos na geladeira, com o molde apoiado emborcado sobre uma assadeira forrada de papel manteiga.

Passados os 3 minutos, tire os moldes da geladeira. Você sabe que o chocolate está seco quando a fôrma ficar com o fundo transparente.

Antes de desenformar, limpe com uma faca o chocolate que estiver escorrido na borda do molde.

Faça uma leve pressão no fundo do molde. O chocolate solta sozinho: não unte a fôrma, nem molhe, como se estivesse desenformando gelo.

Por fim, com cuidado, retire as sobras para deixar a borda lisinha. No calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido e que não solte pêlos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.

Fique atento a essas dicas!

Agora que você já aprendeu o passo-a-passo da receita básica, pode partir para a fabricação de ovos mais elaborados. Confira nossas receitas e boa sorte!

Ovos deliciosos
  • Ovo Crocante
  • Kinder Ovo
  • Ovo Marmorizado
  • Ovinhos com Mousse de Maracujá
  • Ovo Trufado
  • Ovo Tricolor
  • Ovo Recheado
  • Ovo Ziguezague
  • Clique aqui e aprenda a fazer as embalagens para os bombons
    Clique aqui e aprenda a fazer trufas e bombons

    Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.
    Clique aqui e cadastre suas receitas no Só Sabor.

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

    SY Moro Moro: Vou fazer !!!!!

    Carlucia Souza: muito facil amei

    Elisete Cristina: meu deus me de forças e sabedoria só assim conseguirei atingir meu objetivo amém.....uma delicia pratico e me ensinaram legal obrigada desde já.