Saúde

Amuletos, além de proteger, também trazem sorte Eles são procurados para espantar olho grande e trazer sorte. Como são produzidos em vários tamanhos, eles protegem enquanto estiver em casa e na rua


Priscila Magalhães
Repórter
02/10/2008

Quem não quer ter um pouco de sorte, proteção e espantar o olho grande? Terezinha das Dores quer e já está providenciando uma simpatia com olho de boi e figa de de arruda. "É a primeira vez que eu vou fazer. Para dar certo, tem que acreditar", diz ela, enquanto compra os amuletos em uma loja no centro de Juiz de Fora.

A figa de arruda e o olho de boi são apenas dois dos vários amuletos conhecidos como os responsáveis por proteger. A figa, em geral, é usada contra o olho grande. Quando produzida com arruda ou guiné se tornam ainda mais fortes, pois são madeiras que também têm poder contra o olho gordo.

O olho de boi é uma semente também muito usada para espantar o olho gordo. Usado junto com o sal grosso, considerado também um amuleto, fica ainda mais forte, como explica a vendedora dos amuletos Aparecida Furtado. "Uma boa simpatia é colocar três olhos de boi em um copo com água e sal grosso. Pode deixar o copo onde quiser".

Segundo ela, o sal grosso tem o poder de tirar as energias negativas do corpo. "O mar é considerado o descarrego mais completo. E o sal grosso vem do mar, então é bom para espantar tudo de ruim. Muita gente toma banho de sal grosso".

foto da figa de guiné foto da figa de arruda foto do olho de boi

Sal grosso, olho de boi e figa de guiné são os três amuletos mais procurados pelos juizforanos na loja de Aparecida. "Quando nasce uma criança, as pessoas vêm logo buscar a figa", exemplifica ela. E a procura pelos amuletos da sorte e proteção é grande o ano todo.

Além desses, há outros amuletos da sorte, como o trevo de quatro folhas, o pé de coelho e a ferradura. O trevo é comercializado em um cartão plastificado e traz uma mensagem. É ideal para ser colocado na bolsa ou na carteira. O pé de coelho vem em um chaveiro.

foto da ferradura foto da ferradura com número 13 foto do pé de coelho

Aparecida explica que muitas pessoas recorrem à ferradura para sorte, entretanto, algumas procuram o objeto que já tenha sido usado por um animal. "Esse traz a energia da terra". Ela comercializa uma ferradura que traz o número 13 bem no centro. "É o número da sorte. É como se o amuleto ficasse mais forte".

Os patuás são amuletos que atraem sorte e oferecem proteção. Aparecida explica que o patuá dos sete orixás é bastante procurado. Ele traz pingentes, como a chave, o coração, meia-lua, estrela, crucifixo, seta, espada, e cada um tem seu significado. "Todos são símbolos da umbanda", explica.

foto do trevo de quatro folhas foto do trevo de quatro folhas no cordão foto de figa no alfinete

O cordão de aço também traz os símbolos da umbanda. Para Aparecida, ele também é um amuleto forte, pois, além dos símbolos, é feito em aço, considerado um metal que oferece proteção. O trevo de quatro folhas no cordão é uma boa opção para quem ter o amuleto sempre por perto. O pingente de trevo é feito de pedras, que atraem energias positivas.

Cada um usa o amuleto à sua maneira. "Tem gente que põe na bolsa, outros acham que tem que colocar no próprio corpo e prendem com um alfinete na roupa. O mais importante é acreditar no poder deles", ressalta Aparecida.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.