Saúde

Exercícios aeróbios consomem até 500 calorias por hora Exercícios aeróbios são excelentes para quem quer perder peso. Conheça os mais praticados e quantas calorias cada um consome, em média

Priscila Magalhães
Repórter
03/09/2008

Cerca de 90% das pessoas procuram os exercícios aeróbios (antigamente conhecidos como aeróbicos) com a finalidade de perder peso, segundo o professor e proprietário de uma academia de ginástica em Juiz de Fora, Marcelo Brigatto. Ele explica que estes são exercícios que contribuem para o aumento da circulação de oxigênio no corpo, o que impede o acúmulo de gordura, já que ela é sintetizada pelo oxigênio.

"Atividade aeróbia é aquela que aumenta a necessidade de oxigênio do organismo enquanto é praticada. Com isso há maior bombeamento de sangue do coração, tornando-o mais forte e menos suscetível a doenças", define ele.

O professor explica que, realmente, esta modalidade de exercício é a mais indicada para quem quer perder peso. Entretanto, a perda de calorias depende do condicionamento físico de cada pessoa, do tempo de atividade, da intensidade do exercício e do clima, já que em dias mais quentes há um maior gasto calórico para desempenhar a atividade. Já sobre a preparação física , ele diz que "quem tem o condicionamento melhor entra mais rápido no processo de treinamento".

Nos aparelhos

Os exercícios aeróbios podem ser praticados na sala de musculação ou de condicionamento e em aulas em grupo. Para o primeiro caso, entre os aparelhos usados estão as tradicionais esteiras e bicicletas. A elas, se aliam os mais novos, como steps, elípticos e o stepmill. Ele alerta que não existe um aparelho melhor que o outro. "Tudo vai depender do tempo e da intensidade", ressalta.

Foto do aparelho esteira Foto do aparelho bicicleta

No caso da bicicleta, intensidade quer dizer velocidade e quantidade de carga utilizada. Para a esteira, a intensidade é a velocidade aliada a um nível de dificuldade, como uma inclinação, por exemplo. Em meia hora de exercício em bicicleta, o gasto calórico é, em média, de 350 calorias. Para a esteira, também em 30 minutos, o gasto varia entre 350 e 450 calorias.

"A esteira gasta mais calorias, porque o aluno precisa deslocar todo o peso do corpo para frente e movimentar os braços para caminhar, senão, vai cair no chão", explica. No caso da bicicleta, o peso do corpo fica no banco e não há movimentação dos braços.

O exercício feito no step também exige bastante esforço, consumindo muita energia. Em uma hora, gasta-se, em média, 400 calorias. É um exercício feito em pé, que alterna a elevação dos joelhos, sem retirar os pés do apoio. "Ele é muito intenso, porque trabalha os membros inferiores. A força vertical provoca um bombeamento muito grande de sangue e treina o coração, com gasto de caloria", explica.

Foto do aparelho stepmill Foto do aparelho elipticos

O elíptico e o stepmill são semelhantes ao step. Entretanto, o primeiro faz um movimento horizontal, para frente e para trás. O gasto médio de calorias também é de 400 por hora de exercício e levando em consideração as observações sobre as condições de cada pessoa e do ambiente. No caso de stepmill, a força também é vertical e há um grande gasto energético. O aparelho imita uma escada rolante e os membros inferiores são bastante exigidos. "Senão fizer força para subir os degraus, a pessoa cai do aparelho". Neste caso, o gasto é de 500 calorias por hora de exercício.

Nas aulas em grupo

foto de steps de plástico Os exercícios em grupo mais procurados por quem quer perder peso são as aulas de bike, de step, de dança, de body combat e de jump fit. São realizadas em uma sala apropriada e com muita música.

Nas aulas com step, os alunos fazem movimentos coreografados de subida e descida no step, uma plataforma de madeira ou de plástico rígido. Para aumentar a intensidade dos movimentos e perder mais calorias, pode-se aumentar a altura do banco. Para uma aula de 50 minutos, o gasto é de cerca de 400 calorias.

A aula de dança é bastante procurada por não haver comprometimento com a técnica dos movimentos. "As pessoas perdem calorias dançando, se divertindo, de forma lúdica e sem pressão. A aula acaba sem que elas percebam", diz Brigatto. As coreografias são executadas ao som de músicas da moda e bem dançantes, como o funk e axé. Em uma aula de uma hora, gasta-se, em média, 300 calorias.

foto de um mini-trampolim Para quem quer perder mais calorias, o ideal é a aula de body combat, onde os exercícios das artes marciais são simulados. A aula também é coreografada e muito intensa, já que os membros inferiores são muito exigidos para chutes e deslocamentos em todos os sentidos. Os braços são trabalhados através dos socos. Em uma hora, o aluno perde 500 calorias.

Outra opção é o jump fit, aula realizada no mini-trampolim. É coreografada e exige movimentos de braços e pernas bastante intensos. "Tem muita elevação de joelhos, movimentos de braços coordenados com os das pernas e mudanças de direção em cima do trampolim", esclarece o professor. Em uma aula de 40 minutos, elimina-se cerca de 450 calorias.

A bike é um exercício em grupo que simula pedalada em vários percursos, como subida, descida e plano. A bicicleta tem carga, que varia de acordo com a intensidade da aula. Neste caso, ele explica que vai gastar mais calorias "quem executar no ritmo e carga corretos". Entre 40 e 50 minutos de atividade gasta-se, em média, 450 calorias.

foto de bicicletas ergométricas Brigatto diz que para perder calorias com os exercícios em grupo, o aluno precisa se esforçar. "Depende mais dele do que da aula em si. Quem se empolga mais, fazendo movimentos mais fortes, perde mais calorias". Outra dica do professor é mesclar o maior número de exercícios possíveis, o que possibilita trabalhar todo o corpo.

O tempo mínimo para que a atividade seja satisfatória é de 30 minutos, pois são exercícios de longa duração. "O ideal é que os exercícios aeróbios sejam praticados três vezes por semana, com duração de 30 minutos por dia. Esse é um treinamento básico". Quem estiver com preparação física melhor, pode treinar até todos os dias e descansar um.

Benefícios

Brigatto explica que todos os exercícios citados acima proporcionam os mesmos benefícios ao organismo. Além do aumento da eficiência cardíaca e pulmonar, há melhora nos níveis de colesterol, diminuição da pressão sangüínea e do peso corporal, melhora o sono e o desempenho físico e mental, reduz a ansiedade e o estresse.

Os exercícios só fazem mal quando o aluno apresentar algum problema de ordem médica que impeça a realização de determinado tipo de atividade. Por isso, é importante que exames médicos sejam realizados antes de qualquer atividade física. "O fato de ter problemas não anula a atividade. Outras podem ser executadas, de forma menos intensa. O importante é seguir a recomendação médica".

Marcelo Brigatto Além de exames médicos, que analisam a pressão arterial e o coração, uma avaliação postural também precisa ser realizada. "O fisioterapeuta vai avaliar problemas de coluna, joelhos, tornozelos e articulações, principalmente dos membros inferiores, mais solicitados nos exercícios aeróbios".

Para atingir todos os benefícios esperados, o professor diz que a escolha do calçado e da roupa também é importante. Ele coloca por terra o fato de que tênis velho é mais confortável. "Pode até ser, mas não é o correto para a atividade física. Ter um calçado bom, com amortecimento de impacto, é um investimento em qualidade de vida". E completa. "A maneira correta de pisar é colocar primeiro o calcanhar no chão, depois a planta e por último a ponta, massageando todo o pé".

Outro erro cometido por muitas pessoas é o fato de achar que o suor está ligado ao emagrecimento. Assim, elas fazem exercícios com roupas muito pesadas para transpirar mais. "A relação de suor e emagrecimento não é verdadeira. Suor é água. Depois, quando ela for reposta ao organismo, a pessoa vai ganhar aquele peso que perdeu com o suor". O ideal é usar roupas leves, de algodão ou lycra, que favorece a perda de calor e se livrar das roupas mais pesadas logo que começar a transpirar.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Genacindia Cindia: eu preciso chegar aos 70kilos preciso muito da sua ajuda deus

Adriana Gonçalves: atividade fisica é tudo de bom,melhora o humor e te dar mais desposição.

Lena Soares: estou fazendo bicicleta e step todos os dias durante 50 mn. estou me sentindo muitom melhor fisicamente pois pretendo manter a foram e perder mais alguns quilinhos.