Ciclismo aqu?tico ganha adeptos com a chegada do ver?o Executada numa bicicleta especial, modalidade promove uma perda cal?rica significativa, sendo indicada para quem quer emagrecer

Daniele Gruppi
Rep?rter
25/11/2008

A hidrobike ou ciclismo aqu?tico ? a nova sensa??o das academias de gin?sticas de Juiz de Fora. Trata-se de uma boa op??o para quem quer sair do sedentarismo e ficar em forma no ver?o.

A aula ? executada numa bicicleta especial. A professora de educa??o f?sica, especialista em atividades aqu?ticas, Ros?ngela Maria Coelho, explica que a bicicleta ? feita de a?o inoxid?vel, n?o tem rodas e ? fixada no piso da piscina, atrav?s de um sistema de ventosas. "Utiliza um sistema de p?s nas pedaleiras. O pedal parece um grande chinelo, de um material pl?stico, leve, mas, ao arrastar-se na ?gua, provoca uma forte resist?ncia".

S?o trabalhados diversos exerc?cios com a turma. A velocidade de pedalada ? que individualiza o exerc?cio. "A aula de hidrobike ? completa do ponto de vista de metabolismo, mas como ? basicamente feita apenas com as pernas, estimulamos tamb?m alguns exerc?cios quem trabalham os membros superiores, os abdominais, dentre outras partes do corpo".

Aula de hidrobike Aula de hidrobike

Segundo Ros?ngela, o esporte promove uma perda cal?rica significativas, sendo indicado, principalmente, para quem quer emagrecer. "Favorece a redu??o de peso, aumentando a resist?ncia." A professora afirma que em 45 minutos de pr?tica, ? poss?vel perder entre 250 a 400 calorias. "Se a pessoa faz os exerc?cios acompanhado de uma dieta hipocal?rica, o resultado pode ser percebido em tr?s semanas".

A professora afirma que diferen?a de pedalar dentro da ?gua e em terra ? em rela??o ? percep??o do esfor?o do aluno. "Na ?gua, h? uma redu??o do peso corporal. Como n?o h? sobrecarga, n?o h? impacto, por isso favorece os fatores de prote??o articular e cardiovascular."

Duas pessoas fazendo exerc?cio Menina fazendo exerc?cio

A professora Vera L?cia Mellino, 64 anos, come?ou a praticar o esporte h? uma semana. Ela faz tratamento contra a obesidade m?rbida e a m?dica indicou que ela praticasse a nata??o. Na academia, a professora da hidrobike garantiu que a perda cal?rica ia ser maior praticando o esporte. "Resolvi fazer duas vezes por semana o ciclismo aqu?tico e uma vez a nata??o. ? um exerc?cio que for?a bastante a musculatura."