Cal Coimbra Cal Coimbra 17/12/2007

Aprendendo a falar melhor (parte I)

Foto de uma pessoa falando A fala chega articulada por uma s?rie de movimentos simult?neos perfeitamente coordenados entre si.

Esses movimentos consistem em :

- respirar com tranq?ilidade para articular fonemas que v?o formar palavras e frases. As palavras s? v?o ficar aud?veis se coordenar o ar expirat?rio no momento em que se fala.

Quando falamos queremos ser ouvidos. Para isto, ? importante expressar com clareza as mensagens articuladas. A? v?o umas dicas de exerc?cios pr?ticos*:

  • coloque as m?os na altura do diafragma e inspire profundamente
  • sopre o ar inspirado de forma cont?nua, lan?ando o sopro em dire??o a uma parede, por exemplo
  • mantenha relaxados os l?bios, a l?ngua, o queixo, com abertura suave de boca
  • emita com leveza as vogais dentro do sopro cont?nuo: /a/ /?/ /?/ /i/ /?/ /?/ /u/
  • ao acabar o f?lego, tente reabastecer naturalmente o ar para dar continuidade aos exerc?cios
  • repita algumas vezes este processo para conscientizar-se da seq??ncia

Para reabastecer o ar, fa?a:

I = inspirar
P = pausa
E = expirar com a consoante ou vogal que se queira

I___________P___________AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA________P
I___________P___________SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS________P

Preste aten??o
  • Para reabastecer o ar, inspire logo depois da pausa, mesmo sem completar a expira??o.
  • Vai interrompendo a expira??o antes de esgotar o f?lego. Assim voc? vai poder controlar o acabamento das frases ou de outros exerc?cios vocais.
  • Mantenha constante a press?o do sopro em todas as varia?es dos exerc?cios realizados. ? um bom momento para exercitar a manuten??o do som da palavra sem cair a emiss?o no final da frase. ? muito comum as pessoas n?o completarem a articula??o toda das palavras, ficando dif?cil pra o ouvinte entender alguma delas, por exemplo.

Se voc? conseguir harmonizar os diversos movimentos desse processo, sua voz e sua fala sair?o mais f?ceis, livres de esfor?o.

Um segundo momento, ? necess?rio que a mensagem seja articulada com clareza, o que vai ser preciso uma outra etapa do processo:

Sinta a dire??o e a dura??o do sopro com consoantes surdas. Por exemplo:

Para articular o /f/, treine o som que ocorre quando voc? suspira aliviado, fazendo UFFFFFFFF! Diga FIM ao final do sopro.

Para articular o /s/, treine o som do sil?ncio: PSSSSSSSSSSSS e termine com SIM

Para o /ch/, CHHHHHIIIIIIII e termine com CHIM

? bom sempre fazer os exerc?cios com sopro longo e sopro interrompido, conforme demonstram os gr?ficos abaixo:

F____________________________________________________________________
F__________________F_______________________F_________________________
F_________F_________F_______F_________F_________F_______F____________

S____________________________________________________________________
S___________________S______________________S_________________________
S________S__________S________S__________S__________S__________S______

CH___________________________________________________________________
CH__________________CH__________________CH__________________________
CH________CH__________CH_____________CH___________CH________CH______

No pr?ximo artigo, daremos outras dicas para completar os exerc?cios articulat?rios. Qualquer d?vida, encaminhe e-mail caso tenha dificuldade para realizar algum deles.

* Para maiores detalhes, consulte:
Brandi, Edm?e - Educa??o da voz falada: a terap?utica da conduta vocal. 4?.ed rev. e ampliada - S?o Paulo: Editora Atheneu, 2002.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
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Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com