Sexta-feira, 26 de outubro de 2007, atualizada ?s 13h05

Panfletos e orienta?es para a popula??o, em Juiz de Fora, no dia de combate ? psor?ase no Brasil


Marinella Souza
*Colabora??o

Dia 29 de outubro ? reservado ao combate ? psor?ase no Brasil. O Hospital Universit?rio vai orientar e distribuir panfletos na unidade durante esse dia, segunda-feira. Al?m disso, o HU oferece um tratamento de dermatologia especial para a doen?a.

O atendimento funciona ?s sextas-feiras, de 9h ?s 12h, e atende, exclusivamente usu?rios do Sistema ?nico de Sa?de (SUS). O paciente deve procurar a Unidade B?sica de Sa?de (UBS) do seu bairro assim que perceber alguma placa descamativa de tonalidade avermelhada em seu corpo. Na UBS ser? feito o encaminhamento para o HU, j? a continuidade do tratamento ? toda agendada no ambulat?rio.

A psor?ase ? uma doen?a n?o-contagiosa de predisposi??o gen?tica, que sofre influ?ncia do clima. Contudo, pode ser provocada por infec?es e ? agravada por fatores de estresse. Se localiza, principalmente, nos joelhos, cotovelos, p?s, m?os, couro cabeludo e regi?o sacra. Mas em alguns casos, pode acometer regi?es como a virilha e as axilas, al?m das unhas.

Algumas formas mais graves atingem as articula?es, o que pode ser confundido com artrite reumat?ide. Por isso, a dermatologista Fl?via de Medeiros Reis, coordenadora do Ambulat?rio de Psor?ase do Centro de Atendimento ? Sa?de (CAS), afirma que ? fundamental o diagn?stico logo no in?cio da doen?a.

"A psor?ase n?o tem cura, tem controle. Diagnosticada no in?cio pode evitar que as les?es apare?am em outros lugares", alerta a m?dica. No tratamento, ? importante que o paciente saiba da import?ncia de se tomar sol na medida certa e da influ?ncia do fator emocional no seu desenvolvimento.