HU recruta volunt?rios para estudo sobre o cora??o Pesquisa vai verificar a varia??o da frequ?ncia card?aca

As informa?es abaixo foram enviadas pela Assessoria
de Comunica??o da UFJF, atrav?s do link, SUA NOT?CIA.
04/09/2008

O Departamento de Fisioterapia do Hospital Universit?rio (HU) cadastra volunt?rios interessados em participar do Projeto de Inicia??o Cient?fica, que estuda a variabilidade da freq??ncia card?aca em indiv?duos com idade entre 20 e 80 anos. O objetivo ? investigar o ritmo das mudan?as na atua??o do sistema nervoso sobre o cora??o.

Com o avan?o da idade, essas altera?es tornam as pessoas mais propensas ao desenvolvimento de doen?as cardiovasculares e ? ocorr?ncia de morte s?bita. O Projeto ? coordenado pela professora L?lian Pinto da Silva, supervisora do Programa de Reabilita??o Cardio-pulmonar do HU.

Sabe-se que o ajuste da fun??o card?aca pelo sistema nervoso vai se deteriorando ao longo do tempo, por isso a pesquisa busca tra?ar e entender em qual parte da vida as mudan?as s?o mais evidentes. A partir dos resultados ser?o desenvolvidas estrat?gias que possam amenizar e retardar os preju?zos causados ? sa?de humana e contribuir para o envelhecimento com qualidade de vida.

O projeto ser? desenvolvido at? julho de 2009, e para participar ? necess?rio se inscrever no Ambulat?rio de Fisioterapia do Centro de Aten??o ? Sa?de da UFJF - HU/CAS. L?lian ressalta que "quanto maior a amostra nas diversas faixas-et?rias, maior a veracidade do resultado".

Para o desenvolvimento do estudo, os volunt?rios passam por uma entrevista sobre os h?bitos de vida e hist?rico de doen?as; preenchimento de um question?rio sobre o n?vel de atividade f?sica habitual - os exerc?cios amenizam os preju?zos ? sa?de -; avalia??o f?sica, com verifica??o da press?o arterial, peso, estrutura corporal e coleta dos batimentos card?acos. Segundo a professora, ? importante fazer esta an?lise para que a pessoa possa obter informa?es sobre seus batimentos card?acos. "Se percebermos alguma anormalidade, encaminharemos o paciente para o m?dico adequado".

Todos esses procedimentos ser?o realizados uma ?nica vez no Ambulat?rio de Fisioterapia, unidade Dom Bosco. A coleta das amostras ser? feita em condi?es ideais, os batimentos card?acos ser?o analisados por meio do uso de uma cinta tor?cica que emite dados para um rel?gio de pulso que funciona como receptor (monitor de freq??ncia card?aca). O volunt?rio estar? em repouso, na posi??o deitada, durante aproximadamente trinta minutos, em um hor?rio do per?odo da manh? a ser combinado previamente com os pesquisadores envolvidos.

Quem pode participar?
S? poder?o participar do projeto de pesquisa quem obedecer aos seguintes crit?rios: n?o fumar; n?o sofrer de doen?as cardiovasculares (ex.: insufici?ncia card?aca, infarto do mioc?rdio, j? ter sido submetido ? cirurgia card?aca...) e n?o usar beta-bloqueadores (ex.: atenolol, propanolol...) para tratamento da hipertens?o arterial. O cigarro e o uso de beta-bloqueadores mudam naturalmente a a??o do sistema nervoso sobre o cora??o.