Terça-feira, 19 de janeiro de 2010, atualizada às 18h41

Muriaé terá Unidade de Pronto Atendimento

Da redação

O Ministério da Saúde liberou R$ 2 milhões para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Muriaé. O valor será utilizado para obras e para compra de equipamentos. Após a inauguração, mais R$ 175 mil serão destinados mensalmente ao custeio das atividades.

A unidade de Muriaé vai responder por demandas de uma região com até 200 mil pessoas. O local terá 12 leitos e estrutura para atender 300 pacientes diariamente. Em cada plantão haverá, no mínimo, quatro médicos, distribuídos entre pediatras e clínicos gerais. O serviço vai oferecer assistência de urgência e emergência 24h por dia.

Minas Gerais recebeu recursos do Ministério da Saúde para a construção de 21 UPAs em 2009. O Estado é o terceiro com o maior número de UPAs autorizadas em todo o país, ficando atrás de São Paulo (71) e do Rio de Janeiro (23).

O que são UPAs?

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Elas são responsáveis por estabilizar o quadro clínico dos pacientes, detalhar o diagnóstico e analisar a necessidade de encaminhá-los ou não a um hospital. Os pacientes podem ser liberados, permanecer em observação por até 24h ou podem ser transferidos para um hospital, no caso de o quadro ser grave ou mais complexo.

Fonte: Ministério da Saúde

Os textos são revisados por Madalena Fernandes