Segunda-feira, 3 de maio de 2010, atualizada às 19h45

Crianças devem receber a segunda dose da vacina contra a Gripe A

Aline Furtado
Repórter

As crianças entre seis meses e dois anos que receberam a primeira meia dose da vacina contra a Gripe A devem receber a segunda parte da imunização. A indicação é que a outra metade da dose seja aplicada trinta dias após a dose inicial, para garantir a imunização.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), mais de 4 milhões de crianças já se vacinaram contra a gripe A, atingindo 100% de cobertura, com um total de 4,5 milhões de doses aplicadas. Entretanto, o período para vacinação deste grupo ainda não terminou, prosseguindo até o dia 7 de maio.

De acordo com informações do MS, no ano passado, as crianças entre seis meses e dois anos apresentaram a maior taxa de incidência de casos graves confirmados para a Influenza H1N1. 

Balanço

Até esta segunda-feira, 3 de maio, o MS registrou 43,9 milhões de pessoas vacinadas. Jovens de 20 a 29 correspondem a 23,4 milhões do total, o que equivale a 66,5% desta população. As gestantes já somam 1,9 milhões de imunizadas, ou seja, 61,7%. Os doentes crônicos alcançaram a marca de 12,4 milhões de vacinados, sendo 74%. Os trabalhadores de saúde alcançaram 100% de cobertura, com 2,7 milhões imunizados.

Próxima etapa

Na próxima etapa, que vai do dia 8 ao dia 21 de maio, deverão ser imunizadas pessoas acima de 60 anos. No período de 10 a 17 de maio, serão vacinados adultos entre 30 e 39 anos.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes