Wilma Montes Wilma Montes 18/2/2013

Lipocavitação ou lipo sem cortes aliada à radiofrequência

MulherA cavitação é um fenômeno físico de ressonância acústica que ocorre a uma frequência de 20-100 KHz. Esta frequência sonora (cavitação) ao incidir sobre uma estrutura sólida promove a formação de microbolhas, ocasionando a implosão e rompimento desta estrutura de forma seletiva.

A lipocavitação promove a quebra da molécula de água, separando o hidrogênio do oxigênio, gerando, assim, a formação microbolhas de ar no tecido gorduroso. Essas microbolhas sofrem sucessivas implosões, destruindo o DNA das células de gordura por erosão e oxidação. A gordura então é dissolvida pelo sistema endógeno e transportada ao sistema linfático e circulatório, onde será utilizada pelo organismo como fonte de energia. Depois de metabolizada, parte da gordura sairá do corpo como água (urina e suor), e a outra parte como gás CO2, sendo eliminado pela expiração.

A radiofrequência é uma onda eletromagnética que gera calor por conversão, compreendida entre 30 KHz e 3 MHz (Costa, 2009), sendo a frequência mais utilizada entre 0,5 a 10MHz. A RF gera calor no tecido subcutâneo, ativando os fibroblastos, produzindo novas fibras de colágeno, remodelando o tecido e melhorando rugas e linhas de expressão, flacidez tissular e a elasticidade da pele (Alster, 2007; Edelstein, 2004; Hantash, 2009; Ruiz-Esparza, 2006).

Então, a radiofrequência associada à lipocavitação promove excelentes resultados, pois estimula a formação de colágeno e elastina, o que firma e rejuvenesce a pele da região tratada.

O tratamento

Cada sessão dura, no mínimo, uma hora, e é dedicada unicamente a uma região (abdômen, glúteos, parte externa ou interna das coxas, braços). É um tratamento totalmente indolor, não medicamentoso, não cirúrgico, sendo assim não necessita de hospitalização nem anestesia, produzindo até um efeito relaxante. Os resultados são extremamente rápidos quando comparados aos tratamentos convencionais, e visíveis desde a primeira sessão. Você perde vários centímetros de circunferência pela eliminação da gordura.

O tratamento dura, em média, de cinco a dez sessões, dependendo do local e da quantidade de gordura que se deseja eliminar. Nem todos os profissionais que realizam a Lipocavitação associam a Cavitação Ultrassônica com a Radiofrequência. Fique atento, pois é da combinação das duas que resultam os melhores resultados!

A combinação de ondas ultrassônicas e de radiofrequência, associadas a terapias manuais, atinge de forma eficaz o tecido alvo, promovendo um efeito redutor da camada de gordura de forma segura e definitiva. A cavitação é um tratamento seguro quando realizado após avaliação do fisioterapeuta qualificado, que domina os melhores parâmetros e elimina qualquer contraindicação, evitando os riscos de lesões.

Os equipamentos de ultrassom e radiofrequência são seguros e muito eficazes quando aplicados por profissionais devidamente treinados, aproveitando, desta forma, todos os benefícios que a terapia oferece. Os resultados são duradouros. Contudo, recomenda-se uma melhora nos hábitos alimentares e atividade física para manutenção dos resultados e da saúde em geral.


Wilma Rodrigues Montes
é fisioterapeuta, especializada em Pilates e RPG Philippe Souchard

ACESSA.com - Lipocavita??o ou lipo sem cortes aliada ? radiofrequ?ncia