Armando Falconi Filho Armando Falconi Filho 01/07/2008

Como ganhar tempo!

Foto de Falconi segurando um rel?gio - Nossa! como o tempo est? voando!
- J? ? julho, nem me dei conta... Daqui, a dezembro vai ser um pulo!
- N?o tenho tempo para fazer o que realmente gostaria!
- N?o fa?o gin?stica, nem caminho, porque n?o tenho tempo!

Frases iguais estas, s?o comuns aos nossos ouvidos, cada vez com mais freq??ncia. Sejam proferidas por pessoas do nosso relacionamento, e muitas vezes ditas por n?s mesmos.

? comum a sensa??o de que o tempo esteja passando mais r?pido.

A turma que j? passou dos 40 anos de idade, ent?o, se refere saudosista ao tempo em que n?o havia tanta correria; as coisas caminhavam em outra velocidade.

As crian?as tinham tempo e jogavam pe?o, pelada, soltavam pipas, brincavam de roda e tantas outras brincadeiras mais.

As aulas terminavam no fim de novembro e somente voltavam na primeira semana de mar?o do ano seguinte, 90 dias de f?rias. O m?s de julho era, integralmente, dedicado as f?rias escolares.

Hoje? Uma loucura! Com toda modernidade dos carros que desenvolvem velocidades nunca pensadas, estradas modernas que permitem acesso r?pido aos grandes centros, e assim mesmo, estamos sempre atrasados.

Temos os recursos da inform?tica, hoje exuberante, seja pela internet, pelos e-mails, v?deo confer?ncias, EaD (Ensino a Dist?ncia), pelas facilidades de pesquisas, de usar programas de alta velocidade para as mais diversas tarefas.

Movimentar a conta banc?ria pessoal ou da empresa, direto de casa ou do escrit?rio, evitando filas e idas at? as ag?ncias banc?rias. Usar senhas para as mais diversas fun?es de cr?ditos e d?bitos autom?ticos.

Enfim, estar em dia com o que o mercado oferece de mais atual, usando simplesmente um notebook ou um microcomputador.

E mesmo assim a cantilena continua: - Nossa! como o tempo est? voando!

Exemplo pessoal:

Pessoalmente sou tamb?m envolvido por estas quest?es. Sou um cidad?o com uma agenda bem comprometida.

Trabalho no Consult?rio atendendo pessoas de 07h30 at? ?s 19h. Tenho atividades e compromissos religiosos quase todas as noites. Aos finais de semanas, aplico treinamentos aqui em Juiz de Fora, assim como, em cidades da regi?o e por todo o Brasil.

Fa?o viagens de avi?o pelo menos seis a oito vezes por ano, para diversas capitais a fim de atender compromissos com Empresas, e tamb?m as atividades religiosas.

Viajo para o exterior uma a duas vezes ao ano. Agora em julho, estarei nos Estados Unidos, por dez dias, a convite da Universidade da Pensilv?nia, no estado da Filad?lfia, participando de estudos e pesquisas na ?rea de Neuroci?ncias, em observa?es da mente e das sensibilidades do ser humano.

Minha agenda de palestras ? marcada com um ano de anteced?ncia em m?dia.

Tenho fam?lia com esposa e dois filhos. Caminho regularmente, e fa?o dan?a de sal?o pelo menos uma vez por semana.

Administro dois sites com dezenas de e-mails todos os dias.

Os amigos perguntam: - Como ? que voc? consegue? ? m?gica?

Eu respondo: - N?o tem m?gica nenhuma. Tem Organiza??o, Prioridades e Reengenharia do Tempo!

O que ? esta tal de reengenharia do tempo?

Foto de um rel?gio desmontando Explico - desde que entrei em contato com a Programa??o Neuroling??stica, PNL, busquei firmar minha forma??o com os mais expressivos nomes desta ?rea, seja aqui do Brasil como do exterior.

Li, participei da forma??o do b?sico at? os n?veis avan?ados, me tornei Advanced Trainner em N?vel Internacional.

Aprendi ent?o, uma s?rie de procedimentos que hoje compartilho com meus alunos sobre a quest?o do tempo.

Baseio-me na frase que escutei dos meus av?s que diziam e repetiam sempre: "Tempo ? quest?o de prefer?ncia"!

Realmente isto ? verdade! E se voc? n?o acredita, convido a observar algumas t?cnicas, que se colocadas em pr?tica poder?o mudar sua vida para melhor, seja em qualidade ou em quantidade de tarefas realizadas.

N?o ? poss?vel em um artigo passar todos os passos, mas vamos compartilhar alguns procedimentos que voc? pode experenciar com sucesso.

Recursos a serem utilizados:

Saia da cama mais cedo!
Deitar cedo e cedo erguer d? sa?de e faz crescer, j? diziam nossos avoengos. Quanto mais tempo voc? permanece na cama pela manh?, perde uma preciosa fatia do dia que n?o ser? recuperada. Aprenda a sair da cama 15 minutos mais cedo a cada semana.

Assim, se voc? levantava ?s 07h, por exemplo, no final de um m?s seu corpo estar? bem acostumado a levantar ?s 06h e voc? ter? ganhado 60 minutos para aumentar sua carga de tempo, dedicada as atividades f?sicas, medita??o, e atividades pessoais diversas ou trabalho. Aplique esta regra tamb?m nos feriados e finais de semanas. No final do m?s, voc? ganhou 30 horas que correspondem ? um dia mais seis horas no seu m?s.

Seja disciplinado com as tarefas que considera chatas! Pode ser aparar a grama do jardim, lavar o canil, dar uma faxina na sua ?rea de trabalho ou na casa, pesquisar um assunto na Internet, lavar roupa, etc. O quanto poss?vel terceirize, contrate sempre que for poss?vel, outra pessoa para fazer parte destas tarefas.

Vou dar um exemplo: minha esposa queria que eu aparasse a grama do jardim, contratei um auxiliar. Minha hora de trabalho tem um pre?o, a dele tem outro bem menor. A tarefa foi cumprida com sucesso, ele ganhou um dia de servi?o, fiz meu dinheiro circular e ser ?til a outra pessoa, e fiquei com um s?bado inteiro para colocar in?meras coisas em dia e que, somente eu poderia fazer.

Confira suas prioridades, saiba diferenciar o que ? importante e o que ? urgente.
Mantenha suas anota?es da agenda em dia, e defina o que ? imprescind?vel. O que ? importante, mas, n?o ? urgente, e o que pode e deve ser feito somente quando sobrar um tempinho. Tratar tarefas importantes como se fossem urgentes e vice-versa, traz tumulto a Reengenharia do Tempo.

Mantenha sua mesa de trabalho limpa, nada de amontoar pap?is.

Foto de Falconi segurando um rel?gio Caso tenha pap?is sobre sua mesa, procure organiz?-los por prioridade ou de acordo com sua agenda por prazo de entrega. Se acontecer de enfrentar imprevistos, seja uma reuni?o n?o agendada, reorganize suas tarefas para o dia seguinte. E se algo ficar pendente, nada de se culpar por isto, lembre-se que voc? est? buscando dar o melhor de si mesmo.

"Seja o vosso falar sim, sim. E n?o, n?o!" (Mateus, 5:37).
Aceitar tarefas acima de sua capacidade ? arrumar encrenca para voc? mesmo. Vou dar um exemplo: muitas vezes nas tarefas profissionais ou religiosas, pessoas fazem contato comigo solicitando palestras, semin?rios ou treinamentos sobre determinados temas.

Eu fa?o uma avalia??o e na maioria das vezes de acordo com a necessidade do cliente sugiro que, para aceitar o convite, seja utilizado uma ferramenta que j? tenho pronta (meu banco de dados ? enorme).

S? aceito um desafio de um novo tema se realmente tiver tempo h?bil para desenvolv?-lo. - Sua id?ia ? ?tima, mas estou no meu limite, s? posso desenvolver os temas que lhe passei! - Este tema n?o ? minha ?rea de atua??o, posso atend?-lo dentro de minha lista de temas! (melhor ser honesto que arrumar sarna para co?ar).

Capacite mais sua Equipe e aprenda a delegar!
Em minha Equipe estou sempre capacitando cada indiv?duo, para que tenha condi?es de corresponder da melhor maneira poss?vel ?s minhas solicita?es. ? importante eleger pessoas capazes e que sejam respons?veis.

No in?cio, voc? vai ter que investir tempo e acompanhar a evolu??o de cada um, mas este tempo dedicado voltar? em breve multiplicado para voc?. Em casa esposa e filhos ajudam em pesquisas de temas, bibliografias e tarefas diversas. Cada um ajuda um pouco e sobra tempo para bate-papos, ver cadernos e tarefas escolares, fazer compras no supermercado e outras tarefas mais.

De vez em quando redefina as prioridades.
H? momentos na vida que colocamos o trabalho em primeiro; lugar e n?s e a fam?lia em segundo. Mas h? outros que temos que inverter esta pauta de valores.

Arranjar tempo para se exercitar, para ir ao dentista, para fazer algo relaxante, um jantar a luz de velas, visitar um amigo, uma viagem diferente... Depois que arrumar tempo para si e a fam?lia, priorize novamente o trabalho e vai ora definindo, ora redefinindo.

At? que voc? consiga outros recursos, tenha acesso a novas ferramentas, ou invente suas pr?prias alternativas, deixamos estas sugest?es acima, pois tem dado resultados muito bons em nossa vida e nas vidas das pessoas com quem compartilhamos o "Reengenharia do Tempo".

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a este tema. Quer saber mais? Entre em contato conosco, pois as informa?es s?o muitas, mas o espa?o do artigo ? limitado. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor, conferencista e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com