Artigo
Cuidados com a pele no ver?o

09/01/2001

O sol ? a maior fonte de energia do universo! Existem pessoas que j? chegam em nosso consult?rio falando que s?o movidas pelo sol, que o sol para elas ? vida, ? energia, e que realmente precisam dele.

N?s mesmos nos sentimos com mais alegria no ver?o. ? a falta do sol que faz com que, nos pa?ses de inverno muito longo, a incid?ncia de depress?o seja t?o alta.

A moda de tomar sol come?ou com a Coco Chanel! Antes dela, a mulher n?o ia ? praia, n?o tomava sol, n?o usava mai?. Ali?s, Chanel ? moderna at? hoje, com seus tailleurs, suas j?ias, suas flores que, neste ver?o, continuam a ser usadas em todas faixas et?rias.

Para enfrentarmos o ver?o sem os efeitos nocivos do sol, os cuidados com a pele devem ser aumentados, principalmente na face, pesco?o, colo e bra?os, que s?o ?reas mais expostas no dia a dia.

Existem 2 tipos de UV principais para a pele: O UVA que penetra mais profundamente e ? o maior respons?vel pelo envelhecimento e o UVB, que penetra menos, e ? respons?vel pelas manchas e pelo c?ncer de pele.

Para proteger do UVA, principal respons?vel pelo envelhecimento, o filtro solar deve ter FPS (fator de prote??o) acima de 15. ? muito importante tamb?m usar uma camada farta, pois se o espalharmos muito o fator de prote??o cai bastante. Todos os filtros devem ser reaplicados a cada 3 horas.

Existem filtros modernos com grande ader?ncia na pele e que saem pouco dentro da ?gua. Por isso, crian?as devem sempre us?-los, principalmente quando na praia ou piscina.

Mesmo o uso continuo de filtro solar n?o protege totalmente contra o aparecimento de c?ncer de pele, e ? muito importante o uso de barreiras f?sicas como chap?u e camisa com tecido escuro, que n?o deixam passar tanto a radia??o solar.

Pessoas com pele oleosa ou espinhas devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem ?leo, para evitar que as gl?ndulas fiquem mais entupidas e haja um agravamento da acne.

Pacientes com manchas escuras (Melasma ou Cloasma), devem ter cuidado redobrado com o sol, e usarem Filtros com FPS de 45 a 60, pois s?o sens?veis a quantidades m?nimas de ultravioleta.

Hoje sabe-se que o infravermelho, que ? o raio do calor, tamb?m envelhece a pele, por isso devemos sempre ficar em ambientes frescos e com roupas leves.

Alguns hidratantes e nutritivos devem ser usados com mais cautela no ver?o.

O ?cido retin?ico continua a melhor arma em rejuvenescimento, porque estimula a produ??o de fibras el?sticas e col?genas. Tem efeito cumulativo e quanto mais se usa e em maiores concentrac?es, maior o efeito a longo prazo. No entanto, seu uso deve ser interrompido 3 dias antes do sol.

Quando a paciente quer continuar a tomar sol, podemos usar cremes com Retinol (Retinalde?do) ou com a Furfuryl adenina (Kinerase)

A Furfuryl adenina ? um fito horm?nio, que estimula a prolifera??o das c?lulas da pele e com grande poder hidratante. Voc?s j? viram aquelas gotinhas que colocamos nas violetas para florescerem mais e durarem mais tempo? ? o mesmo produto!

O Retinalde?do ? um precursor da Vit.A e dentro da c?lula se transforma em ?cido retin?ico. Tamb?m tem a vantagem de o paciente usar e poder tomar sol no dia seguinte.

Temos que ser inteligentes o suficiente para aproveitarmos o m?ximo com o m?nimo de rea??o indesej?vel desta enorme e gratuita fonte de prazer que ? o SOL!

Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br