Zona da Mata Mineira ? grande produtora de ab?bora A ab?bora tem vitamina A, C, ferro e ? rica em fibras. Ela pode ser inclu?da na alimenta??o sem medo, pois ? um vegetal pouco cal?rico



Priscila Magalh?es
Rep?rter
01/11/2008

? poss?vel usar a ab?bora como ingrediente para pratos doces ou salgados. Ela ? muito usada com camar?o, carne seca, em pur?s, em doces pastosos e em compota. Trata-se de uma alimento de f?cil acesso ? popula??o, principalmente na Zona da Mata Mineira, grande produtora.

O comerciante do Mercado Municipal de Juiz de Fora, Carlyle Lopes Barros, diz que na regi?o s?o produzidas ab?boras japonesa, caravela, baiana e moranga. A japonesa tem origem no oriente e as sementes s?o importadas do Jap?o, segundo Carlyle. ? este tipo que apresenta a casca verde bem escura. "Elas s?o muito produzidas em Barbacena por causa da temperatura mais baixa", explica.

Nas cidades de Piau, Rio Pomba e Tocantins s?o produzidas as ab?boras baiana e caravela. A primeira ? bem pequena e redondinha. Ela tem a casca verde clara com algumas manchas. A outra ? muito grande e tem a casca branca. O outro tipo ? a moranga, ela tem a casca laranja e ? mais procurada para fazer recheada.

Calorias

A ab?bora ? um vegetal considerado saud?vel, podendo ser inclu?do na alimenta??o sem maiores preocupa?es. A nutricionista Wanessa Aquino explica que ela pertence grupo de vegetais do tipo B, que apresenta n?vel intermedi?rio de carboidratos, ou seja, a?cares e glicose.

Foto de ab?bora caravela Foto de ab?bora moranga

Por esse motivo, ela ? pouco cal?rica. "Em cada cem gramas de ab?bora h? entre dez e 15 gramas de carboidratos e 20 calorias", diz. Em uma compara??o com os outros tipos de vegetais, ela diz que a ab?bora pode ser consumida mais ? vontade que a batata ou inhame, por exemplo. ? que eles fazem parte da classifica??o C, com quantidade de carboidratos superior a 15 gramas para cada cem gramas de alimento. "Quanto mais carboidratos, mais contribui para aumentar a obesidade."

Vegetal nutritivo

A ab?bora tem vitaminas A, C, ferro e fibras. A primeira ? importante para conservar a vis?o e preservar a pele, mantendo-a ?ntegra. Ela tamb?m favorece o sistema imunol?gico, ajudando a proteger o organismo contra as subst?ncias ruins. O pigmento amarelado tamb?m proporciona vantagens ao organismo. Ele ? o caroteno, subst?ncia que faz parte da vitamina A e tem os mesmos benef?cios.

A vitamina C mant?m as mucosas ?ntegras, protegendo gengiva e l?ngua. Ela ? antioxidante, atenuando o envelhecimento. A nutricionista explica que os fumantes, assim como quem toma bebida alco?lica com intensidade deve aumentar o consumo dessa vitamina. "A bebida, o cigarro e as drogas degradam as c?lulas e a vitamina ajuda a prevenir esses danos."

Foto de ab?bora japonesa Foto de ab?bora baiana

O ferro ajuda a prevenir a anemia, que deixa a pessoa ap?tica, cansada e lenta. "Quando as crian?as est?o an?micas, ela desenvolvem o racioc?nio lento", ressalta. Entretanto, Wanessa faz um alerta. Segundo ela, o ferro dos vegetais n?o ? o mesmo existente na carne. Este ? absorvido facilmente pelo organismo, o que n?o ocorre com os vegetais, como a ab?bora, as folhas verde-escuras e o feij?o. ? preciso auxiliar a absor??o, associando o consumo desse alimentos com uma fruta que tenha vitamina C. Mas a nutricionista avisa que o consumo da fruta deve ser imediato. "Pode ser um suco de laranja, abacaxi ou acerola."

Outra dica ? usar a ab?bora crua na produ??o de sucos. "Assim como a cenoura ? usada nos sucos de laranja, a ab?bora tamb?m pode", recomenda Wanessa. Tanto a casca da ab?bora quanto suas sementes s?o ricas em fibras. Para utiliz?-las na alimenta??o, o vegetal pode ser cozida com a casca. As sementes, quando levadas ao forno, ficam secas e podem ser inclu?das na alimenta??o. "As fibras regulam o funcionamento do intestino e previnem doen?as cardiovasculares", ressalta.

Dicas de consumo

Foto de Wanessa Aquino A maioria dos pratos produzidos com a ab?bora pedem que o vegetal seja cozido. Por isso, a preocupa??o de Wanessa a respeito do seu preparo de forma correta, j? que o alimento ? composto de vitaminas hidrossol?veis, que se perdem em ?gua. Elas s?o as vitaminas do complexo B e C. Por isso, o ideal ? cozinhar no vapor. Se n?o for poss?vel, deve-se colocar pouca quantidade de ?gua, suficiente para o cozimento e deixar a panela tampada. "Assim cozinha mais r?pido e o alimento fica menos tempo na ?gua."

Outra dica ? colocar a ab?bora para cozinhar quando a ?gua j? estiver fervendo. N?o se deve acrescentar bicarbonato de s?dio durante o cozimento ou qualquer outro elemento com a finalidade de real?ar a cor do alimento. "Isso favorece a perda de vitaminas. ? melhor cozinhar sem nada. O ideal ? colocar o sal ? mesa."

A ab?bora ? usada em sopas, pur?s, acrescentada a p?es para ficar colorida e nutritiva, refogada com ?leo e tempero e usada no preparo de doces. Os vegetarianos mais ex?ticos comem a ab?bora crua. "Eles tiram a casca bem fininha e comem assim."