Comida di Buteco vai movimentar Juiz de Fora durante 17 dias

Uma novidade deste ano é que todos os participantes devem usar, obrigatoriamente, o queijo Minas. Quinze pratos disputam o concurso

Jorge Júnior
Repórter
12/4/2012
comida

Começa nesta sexta-feira, 13 de abril, e, segue até o dia 29, a segunda edição do concurso gastronômico Comida di Buteco, evento que irá oferecer aos juiz-foranos 17 dias para se deliciarem e votarem nos petiscos que 15 botecos locais prepararam para o festival. A novidade deste ano é que todos os participantes devem usar, obrigatoriamente, o queijo Minas em suas receitas.

Além dos pratos, os restaurantes terão que conquistar os clientes pelo atendimento diferenciado, higiene adequada do ambiente e, claro, o cuidado especial na temperatura das bebidas. São esses os quesitos que elegem os melhores botecos. Ainda sobre a avaliação, o júri do Comida di Buteco será formado tanto por especialistas convidados, quanto pelo público em geral, que votará em cédulas distribuídas nos próprios bares participantes.

O Comida di Buteco tornou-se referência entre os eventos gastronômicos nacionais. Sua missão é resgatar e valorizar a culinária de raiz. Em 2012, o concurso vai levar sabor e criatividade a 16 cidades brasileiras, somando 379 botecos concorrentes. Em Minas Gerais, participam seis municípios, totalizando 116 estabelecimentos.

Confira os petiscos que concorrem em 2012

    rua Barão de São Marcelino, 24, Alto dos Passos rua Uruguaiana, 68, Jardim Glória avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho rua Luiz Rocha, 117, Santa Terezinha rua Onofre Mendes, 173, Mundo Novo rua Espírito Santo, 738, Centro rua Nazira Mattar e Freitas, 384, Monte Castelo avenida Presidente Costa e Silva, 1961, São Pedro rua Luiz Rocha, 2, Eldorado rua Oswaldo Aranha, 43, São Mateus rua Fonseca Hermes, 180, Centro rua Aladim Silva, 62, Retiro avenida Presidente Costa e Silva, 2305, São Pedro avenida Olavo Bilac, 647, Cerâmica avenida Eugênio do Nascimento, 240, Aeroporto

Seleção

Os estabelecimentos que participam do Comida di Buteco são selecionados previamente por Eduardo Maya, gastrônomo e idealizador do concurso, que visita em torno de mil botecos por ano. Na dinâmica do concurso, cada boteco deve criar um tira-gosto para participar. Os petiscos concorrentes não podem se repetir, nem entre os botecos e nem nos dez anos subsequentes a cada edição. Público e jurados percorrem os botecos e avaliam com notas de zero a dez. O peso do júri e do público é de 50% cada. Dessa forma, é eleito o melhor boteco da cidade. A apuração dos votos é feita pelo Instituto Vox Populi.

Em 2011

Em Juiz de Fora, o primeiro lugar do concurso, no ano passado, ficou com o tira-gosto fígado com jiló. A segunda colocação ficou com o rocambole de torresmo à pururuca. Já a terceira posição ficou com o filé de batata avelã.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Comida di Buteco vai movimentar Juiz de Fora durante 17 dias