Manga e cassis em uma charmosa mistura Em homenagem ao cinema brasileiro, surge a bebida Amarelo Manga. Sofisticada e bonita, ? ideal para ser apreciada com modera??o e em companhias agrad?veis

Marinella Souza
Colabora??o*
07/11/2008

Se licor de cassis e suco de manga lhe parece uma combina??o estranha e pouco saborosa ? porque voc? n?o conhece o Amarelo Manga, uma bebida inspirada no filme brasileiro de mesmo nome, lan?ado em 2003, que retrata um universo feito de armadilhas em que os personagens buscam incessantemente a felicidade.

A bebida fez parte do card?pio do 2? Temperos da S?tima Arte, evento que integra o Festival de Cinema Primeiro Plano realizado em Juiz de Fora, e se mant?m na rela??o de bebidas da livraria onde ? preparada.

Talvez seja poss?vel tra?ar um paralelo entre o drink e o filme que homenageia. O sabor amargo do cassis fica escondido pela do?ura e cremosidade do leite condensado, uma pequena "armadilha" de Amarelo Manga, a bebida, tal qual acontece na pel?cula, em que os personagens penetram em um universo repleto dessas armadilhas do cotidano.

Mas o idealizador da bebida, Carlos Alberto Reis, garante que o conceito n?o tem nada a ver com o enredo do filme e, qualquer semelhan?a com a obra de Hilton Lacerda ? mera coincid?ncia.

"Temos sempre como ponto de partida homenagear os filmes brasileiros. A partir dos nomes, elaboramos a bebida. Quando escolhemos Amarelo Manga, pensamos logo que dali sairia coisa boa. A manga passou, ent?o, a ser nossa fruta base e fizemos pequenas experi?ncias, acrescentamos o gelo e chegamos ao resultado final", explica.

Uma ta?a de licor de cassis e uma de suco de manga se misturando O resultado foi uma bebida muito diferente, que n?o se encontra em outro lugar. O cassis, normalmente associado ao mam?o, aparece aqui grudado na manga, a rainha das frutas tropicais, conhecida por seu sabor adocicado e sucul?ncia. Al?m de saborosa, a manga ? rica em vitaminas, sais minerais e fibras diet?ticas e o melhor: tem pouqu?ssimas calorias.

Se bem que essa caracter?stica n?o ? muito bem explorada em Amarelo Manga, afinal, o leite condensado surge cremoso, doce e muito cal?rico para dar um toque especial a essa mistura surgida das mentes brilhantes de Carlos Reis e da barista Margarida Moreira, que garante: "esse 'casamento' foi muito feliz".

"Al?m de saborosa, a bebida ficou com um visual bonito, um paladar bem doce que n?o pede outro acompanhamento que n?o seja uma boa conversa entre amigos em um ambiente agrad?vel", diz.

Foto de uma ta?a de Amarelo Manga em detalhe Margarida tem toda raz?o. O licor de cassis fica ao fundo com o gelo e quando a mistura de leite condensado com suco de manga ? acrescida a essa ta?a, ela n?o se mistura, gerando um duo de cores contrastantes e muito interessante.

Se o t?tulo do filme faz uma alus?o ao emba?amento do dia-a-dia dos personagens envolvidos na trama Amarelo Manga, a bebida ? justamente o oposto. Ela ? um regalo aos olhos e ao paladar e traz em si um mist?rio, um segredo escondido no seu universo paralelo. E quem nos revela esse segredo ? o seu idealizador.

"Se voc? colocar o canudinho e sorver tudo de uma vez, vai beber s? o licor, que vai "subir" r?pido demais. O segredo ? cutucar o gelo e deixar que a manga se misture ao licor e ir bebendo aos poucos".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.