Joana Kamil Joana Kamil 24/7/2010

Salada de atum com grão de bico é uma ótima escolhaAtum e grão de bico têm, respectivamente, Omega 3 e fibras, uma combinação certa para uma saúde perfeita

Apesar de estarmos no inverno, por que não comer uma saladinha leve e saudável? Afinal o verão vem com tudo e devemos estar preparados. Esta salada contém dois ingredientes mais que especiais e que não podem ser nunca esquecido: o grão de bico e o atum.

O atum é uma excelente fonte de Omega 3, um ácido graxo essencial para o nosso organismo, que não consegue produzi-lo. Por isso, devemos ingerir alimentos que são fontes desse nutriente. Bem como o atum, outras fontes são a sardinha e a linhaça.

O Omega 3 ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, formação de coágulos no sangue, facilita o desenvolvimento correto da retina e do cérebro em crianças e tem ação terapêutica para algumas doenças inflamatórias. Alem de tudo isso, o Omega 3 é muito usado no tratamento de insônia, ansiedade e depressão devido à sua ação antioxidante.

O grão de bico é uma leguminosa rica em fibras que contribui muito para a redução de colesterol. Além disso, é uma excelente fonte de ferro e magnésio. O primeiro é responsável pela saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, enquanto o magnésio tem como principal função cuidar do bom funcionamento do sistema neuromuscular.

O benefícios do grão de bico não param por aí. A leguminosa contém um aminoácido chamado triptofano, que é de extrema importância na produção de serotonina, que afasta a depressão e aproxima a felicidade, aumentando a sensação de bem estar. Para as mulheres, ele é perfeito, pois, auxilia nas terapias de reposição hormonal, como no caso da menopausa e TPM, por possuir hormônios vegetais, chamados fitoestrógenos.

Ingredientes
  • 200 gramas de grão de bico cozido
  • 1 lata de atum em água escorrido
  • ½ cebola ralada
  • 1 cenoura ralada
  • 1 tomate picado em cubos
  • 1 colher de sopa de salsinha e cebolinha picada
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de chá de sal
Passo a passo

Em uma vasilha misture o grão de bico com a cenoura, a cebola, o tomate, o atum, a salsinha e cebolinha e por ultimo coloque o azeite e tempere com o sal. Tampe com papel filme e leve a geladeira até a hora de servir.


Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório , personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos.