Só Sabor
Joana Kamil Joana Kamil 2/10/2010

Cuscuz marroquino aromático

O cuscuz marroquino nada mais é do que sêmola em grão, parente do trigo e pode ser comprada nas grandes redes de supermercados, sem esquecer que contém glúten. Muito prático e rápido de preparar, o cuscuz pode ser usado como ingrediente de saladas, com legumes no vapor, uma carne bem temperada, enfim o cuscuz combina com tudo e combina bem com qualquer ocasião.

Para compor a receita, nada melhor que o delicioso e exótico alho poró, fonte de vitamina C e parente próximo da cebola. Mesmo sendo 100% comestível a maioria das pessoas prefere comer a parte branca que é a que vamos usar na receita.

Chamamos a receita de cuscuz aromático por levar ervas como o manjericão, a manjerona, o alecrim e o orégano. Todos devem estar preferencialmente frescos, pois são ainda mais nutritivos e funcionais para o organismo. O manjericão acalma o processo digestivo, tem ação anti-inflamatória, reduz doenças cardiovasculares e diminui dores de cabeça cuja causa esteja associada à má digestão.

A manjerona apesar de parecer com o manjericão, é parente do orégano e combina muito bem com carnes, molhos, massas, batata, omelete, peixes e aves. Muito medicinal, a manjerona é muito usada para tratar resfriados, dor de cabeça, cólicas menstruais, úlcera estomacal e insônia. Já o alecrim é bem conhecido e pouco usado, ótimo para ativar a memória, combate a ansiedade e alivia dores musculares.

Não podemos deixar de comentar sobre o orégano, um excelente tônico digestivo. Apesar de muito usado na culinária italiana em molhos, massas e pizzas, na Grécia antiga, o orégano era muito valorizado, tanto que para os gregos, o orégano tinha o poder mágico de trazer felicidade.

Ingredientes
  • 250 gramas de cuscuz marroquino
  • 2 unidades de alho poró picado
  • 1 cebola
  • 2 colheres de sobremesa rasa de sal
  • 10 dentes de alho picado
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de manjericão fresco picado
  • 1 colher de sobremesa de salsinha fresca picada
  • 1 colher de sobremesa de alecrim
  • 1 colher de sobremesa de cebolinha picada
  • 1 colher de sobremesa de manjerona fresca picada
  • 1 colher de sobremesa de orégano fresco
Passo a passo
Colocar ½ litro de água para ferver, adicionar a cebola picada em 4 partes, 1 colher de sobremesa de sal e deixar ferver. Em uma vasilha coloque o cuscuz, cubra com o caldo de cebola e deixe hidratar. Em uma panela, doure o alho no azeite, adicione o alho poró, o manjericão, a salsinha, o alecrim, a cebolinha, a manjerona e o orégano. Acrescente o cuscuz e misture bem. Coloque o restante do sal e regue com azeite a gosto. Sirva quente ou frio. Rende 6 porções.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo empresarial, palestras e treinamentos. 

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.