Patrim?nio preservado Antigas esta?es ferrovi?rias s?o tombadas por decreto municipal



27/11/2006

Museu Ferrovi?rio de Juiz de Fora As esta?es ferrovi?rias de Benfica, Francisco Bernardino e Dias Tavares foram tombadas, neste m?s de novembro, a partir de uma decis?o do Conselho Municipal de Preserva??o do Patrim?nio Cultural (Comppac). Com o tombamento, a preserva??o dever? ser feita pelo propriet?rio, neste caso a Rede Ferrovi?ria Federal Sociedade An?nima (RFFSA) em liquida??o, sob a orienta??o da Divis?o de Patrim?nio Cultural (Dipac) da Prefeitura de Juiz de Fora.

A justificafiva para o tombamento baseia-se no valor hist?rico e cultural que envolve as esta?es, al?m da import?ncia que tiveram durante a ocupa??o da regi?o onde est?o localizadas. Toda a cobran?a pela manuten??o dos im?veis tombados ser? feita pela Dipac e a Funda??o Cultural Alfredo ferreira Lage (Funalfa).

De acordo com a assessoria da Funalfa, ap?s a publica??o do decreto no dia 14 de novembro, as pr?ximas etapas do processo de tombamento ser?o a comunica??o aos propriet?rios, a inclus?o no Livro de Tombo do Munic?pio e, ainda, o registro em cart?rio na Procuradoria Geral do Munic?pio (PGM).