Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008, atualizada ?s 18h08

Idec encontra n?veis t?xicos al?m do permitido em brinquedos



Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Um teste realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) constatou a presen?a de ftalatos al?m do limite permitido pela legisla??o. O componente, respons?vel pode deixar mais male?vel o policloreto de vinila (PVC), ? considerado cancer?geno e pode estar relacionado a problemas no f?gado, rins e sistema reprodutivo.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza??o e Qualidade Industrial (Inmetro) estabelece o limite de 0,1% dos ftalatos DINP, DIDP e DNOP para os brinquedos destinados a crian?as de at? tr?s anos. Os ftalatos DEHP, DBR e BBP s?o proibidos para qualquer faixa et?ria. Entre os 17 produtos avaliados pelo ?rg?o, alguns apresentaram at? 39% do material t?xico. Veja a lista de brinquedos testados.

Na pesquisa que buscou a presen?a de metais pesados nos brinquedos, 31 produtos de 19 empresas foram testados. N?o foi encontrado qualquer tipo de metal pesado, como antim?nio, ars?nio, b?rio, d?dmio, chumbo, cromo, merc?rio ou sel?nio.

Para o pediatra M?rio Noaves, os pais devem ficar atentos ao selo de certifica??o do Inmetro na embalagem dos brinquedos. "Ap?s verificar se o produto ? certificado, ? importante observar se o brinquedo ? permitido para a crian?a daquela determinada idade", orienta.

O pediatra ainda garante que a confian?a dos consumidores na empresa fabricante do brinquedo pode ser outro crit?rio para a escolha do produto. Um dos principais problemas encontrados nos brinquedos ? a quantidade de partes pequenas que podem ser engolidas. Seguir as orienta?es da embalagem pode evitar os riscos para as crian?as.

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) informou que os profissionais respons?veis pela fiscaliza??o dos produtos em Juiz de Fora est?o de f?rias. O ?rg?o garantiu que a?es de fiscaliza??o s?o realizadas rotineiramente na cidade, mas at? agora n?o houve registros de irregularidades ou den?ncias no final de ano.

No m?s de outubro, antes do dia das crian?as, os fiscais do Ipem recolheram 210 brinquedos irregulares ap?s fiscaliza??o em 21 lojas da cidade.