Frutas

Nectarina tem origem na mistura do pêssego com ameixa Fruta é rica em vitamina C e A, presente nas frutas vermelhas

Sílvia Zoche
Subeditora
04/10/2008

Quem chega a uma banca de frutas e se depara com uma caixa de pêssegos e outra de nectarina, à primeira vista pode achar que tudo é a mesma coisa. Mas com um olhar mais atento, é possível ver a primeira diferença entre as duas.

O pêssego tem casca fina recoberta por uma leve penugem e é uma fruta usada em doces, geléias, molhos para carnes, entre outras receitas (faça uma busca por receitas). A casca da nectarina também é fina, mas ela é lisa e brilhante.

Sua semelhança com o pêssego não é por acaso. Ela surgiu do cruzamento entre esta fruta e a ameixa vermelha. Por isso, seu gosto varia entre os dois.

As cores da ameixa (leia matéria sobre vários tipos de ameixas) vão do roxo escuro, passando pela violácea, vermelha ou amarela. Mas o berço da nectarina tem origem nas vermelhas. Não é à toa que uma de suas vitaminas é a C, presente nas frutas vermelhas (abaixo, as ameixas aparecem ao centro e os pêssegos na esquerda e direita. A nectarina está acima, no vídeo).

Foto de barraca de pêra asiática Foto de barraca de pêra asiática Foto de barraca de pêra asiática

Segundo o comerciante Cláudio Marinho, que trabalha em uma das bancas de frutas do Mercado Municipal, as nectarinas são muito consumidas nas festas de fim de ano. Em meados de julho, a fruta chega para à venda. "Aqui na banca, a gente recebe as nectarinas vindas da Espanha, da Itália mais no meio do ano. Em outubro, mais ou menos, chegam as da Argentina. Em novembro, as nacionais aparecem".

Na banca de Maria Aparecida Barros de Andrade e Joaquim Eduardo de Andrade Guedes, além das importadas (foto abaixo, à esquerda), já estão à venda as nacionais. Elas são menores (foto abaixo, ao centro), "e tão saborosas quanto as importadas", diz Maria Aparecida. Já na opinião de Marinho, as importadas "são mais gostosas, porque não são tão ácidas".

Foto de barraca de pêra asiática Foto de barraca de pêra asiática Foto de barraca de pêra asiática

O cliente da banca onde Marinho trabalha, Tarcísio Guedes prefere pêssego em vez de nectarina. "A nectarina parece mais com ameixa, é mais compacta. Eu prefiro os pêssegos, só que os mais suculentos". Já Eliana Altaf, também compradora na banca, gosta mesmo é da ameixa vermelha. "O sabor é mais gostoso e é bom em saladas de frutas", comenta.

A nectarina nacional costuma vir de Barbacena, por ser uma cidade mais fria, ou de São Paulo, direto do Ceasa, segundo Marinho. Segundo o livro Frutas Exóticas, "as principais espécies de nectarineira em cultivo no Brasil são: Precoce de Itupeva, Branca de Guapiara, Josefina, Centenária, Somel, Sunripe, Sunlite, Rosalina, Colombina, Cascata, Mara, Dulce, Linda, Branca e Rubro-Sol (Sunred)".

Foto de uma pêra asiática partida ao meio Foto de uma pêra asiática partida ao meio Foto de uma pêra asiática partida ao meio

Apesar de sua utilização ser mais conhecida in natura, Marinho diz que um de seus clientes deu uma receita de suco com a fruta. "Ele fala que fica muito bom bater a nectarina com guaraná". A internauta Cláudia Martins enviou uma receita de geléia de frutas que leva nectarina, pêssego, entre outras frutas em seu preparo. Para a receita de pudim de queijo com frutas, a internauta Josiane Bittar usa, além da nectarina, morangos, kiwis e abacaxi em pedaços.


Acesse as receitas do Só Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.