Quarta-feira, 10 de setembro de 2008 atualizada ?s 10h41

Mapro implanta projeto de conserva??o de armaria



* Da Reda??o

A Funda??o Museu Mariano Proc?pio - Mapro est? realizando o "Projeto de acondicionamento" de sua rica e diversificada cole??o de armaria, abrangendo um total de 285 pe?as. A servidora envolvida na iniciativa, a muse?loga do Departamento de Acervo T?cnico, Maria ?ngela Camargo Cavalcante, ressalta seu interesse crescente pelo acervo. "Depois de ficar em contato com as pe?as, compreendi que a arma n?o ? s? um objeto voltado para matar, ele tamb?m tem a fun??o de defesa, ca?a, pesca, cerimonial e muitas outras. Por isso, deve-se valorizar este acervo t?o precioso da hist?ria".

A cole??o ? composta por armas brancas, como espadas de infantaria e sabres de cavalaria; de fogo, como fuzil e clavinote; de choque, al?m de acess?rios de armaria e muni??o. As preciosidades s?o diversas, como o fac?o com bainha (foto), de marfim, a?o e veludo, que pertenceu a Francisco I, Rei da Fran?a (1494 - 1547), um dos grandes mecenas e difusor do Renascimento, al?m de ter iniciado a constru??o do pal?cio de Louvre.

Foto da armaria archa do per?odo de Dom Pedro foto da armadura samurai

Outra raridade presente no acervo s?o as archas da Imperial Guarda dos Archeiros, do per?odo de D. Pedro I (foto acima ? direita). A Associa??o Cultural de Apoio ao Museu Mariano Proc?pio (ACAMMP), atrav?s da Assessoria de Programa??o e Acompanhamento da Mapro, conseguiu aprova??o do projeto no Minist?rio da Cultura, por meio do programa Mecenato, e captou recursos no valor de R$ 21 mil pela Cemig. Em abril deste ano, foram entregues cerca de 300 metros de manta de polietileno, 125 caixas de polipropileno (pl?stico resistente) e outras 80 placas que servem para revestir e acondicionar de forma ideal as pe?as.

O trabalho

Quatro etapas foram realizadas durante o projeto. Primeiramente, a equipe da Mapro fez o trabalho de higieniza??o, imuniza??o, diminuindo a a??o do tempo, como oxida??o e ferrugem. Depois partiu para produ??o da ficha de documento, com dados da cole??o, como categoria do acervo, c?digo de arrolamento, classifica??o, data ou data atribu?da, material e t?cnica utilizada, anota?es sobre qualquer tipo de inscri??o na pe?a, estado de conserva??o e descri??o do objeto. Logo foi verificado se a pe?a estava em funcionamento ou n?o. Finalizando, a equipe de muse?logos, armeiro e auxiliares acondicionou o acervo nas embalagens.

A muse?loga Alice Colucci de Martin, que tamb?m fez parte do projeto no in?cio, ainda afirma que a pesquisa teve o objetivo de garantir seguran?a e acessibilidade do acervo aos pesquisadores. "As caixas de acondicionamento facilitam o manuseio para que as pe?as n?o fiquem encostadas uma nas outras, minimizando o atrito e a migra??o de fungo e cupim, por exemplo. Vale destacar tamb?m o armazenamento e transporte por meio de material est?vel". As armas do projeto que funcionam ainda ser?o registradas, neste ano, de acordo com a Lei.

* Informa?es com base no release enviado pela assessoria do Mapro