Quinta-feira, 02 de outubro de 2008 atualizada ?s 12h58

Obras do Pr?dio Mariano Proc?pio recome?am pelo telhado por causa do per?odo chuvoso



* Da Reda??o

Os trabalhos de restaura??o do Pr?dio Mariano Proc?pio tiveram in?cio esta semana, desde segunda-feira, dia 1? de outubro. As obras come?aram inicialmente no telhado, ?rea que necessita de aten??o emergencial devido ao risco do per?odo de chuvas. A restaura??o tamb?m se estende ao entorno do pr?dio, incluindo piso e guarda-corpo, e para a subesta??o, gerador de energia para o parque e casas hist?ricas.

A libera??o do repasse de verbas, com acompanhamento de execu??o por parte da Controladoria Geral da Uni?o (CGU), decorreu depois de, aproximadamente, um m?s de espera. A decis?o foi tomada no ?ltimo dia 15 de setembro, em que a dire??o da Funda??o Museu Mariano Proc?pio (Mapro) se reuniu com a Caixa Econ?mica Federal para discutir processos referentes ao rein?cio das obras.

O resultado positivo para a Mapro consiste na libera??o do restante do valor total de R$ 1 milh?o do Minist?rio do Turismo, com contrapartida de R$ 210 mil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), suspendido no dia 15 de julho.

A decis?o de suspender o repasse de verbas para 119 munic?pios envolvidos na Opera??o Jo?o de Barro, incluindo Juiz de Fora, foi tomada por orienta??o da CGU. Logo ap?s esta decis?o, a equipe da Mapro se mobilizou para garantir a prote??o do patrim?nio hist?rico que poderia ficar em risco sem o andamento normal de sua restaura??o. O processo referente ? restaura??o da Villa ainda continua em an?lise na Caixa, e o repasse dever? ser liberado ap?s per?odo eleitoral.

* Informa?es com base no release enviado pela Prefeitura de Juiz de Fora