Quarta-feira, 29 de outubro de 2008 atualizada ?s 16h22

Funda??o Museu Mariano Proc?pio finaliza restaura??o de molduras



* Da Reda??o

A Funda??o Museu Mariano Proc?pio (Mapro) est? finalizando as atividades de restaura??o de molduras para nove pinturas de cavalete de renomados artistas pl?sticos brasileiros e internacionais dos s?culos XIX e XX. A muse?loga do Departamento de Acervo T?cnico (DAT) e coordenadora do projeto, Nancy Corr?a , explica a import?ncia das atividades.

"Ap?s passar por todas as etapas de restaura??o, as pinturas est?o mais resistentes ? a??o do tempo, porque detemos as vias de degrada??o com recomposi??o das partes faltantes das molduras, com resgate das caracter?sticas est?ticas e com acabamento necess?rio para garantir a estabilidade das obras".

As atividades relacionadas ?s molduras representam a ?ltima etapa de um processo complexo de restaura??o elaborado pela equipe do DAT. Primeiramente, o "Projeto de Restaura??o de Pinturas de Cavalete do Acervo da Mapro" foi concretizado em 2007, com recursos no valor de R$ 50 mil. Na ocasi?o, a restauradora do Rio de Janeiro, Carmem Salgado, foi contratada para trabalhar em 11 pinturas de cavalete.

Ap?s a finaliza??o desta etapa, a equipe da Mapro empenhou-se na restaura??o das molduras, sendo que nove j? foram afixadas nas respectivas telas, durante a semana passada. Esse trabalho foi realizado com recursos da pr?pria funda??o, no valor de R$ 11 mil. Os ?nicos dois quadros que ainda faltam receber molduras s?o ?Viela?, de Guido Buggiani, e "D. Pedro II", de Joaquim Rocha Fragoso. O departamento ainda est? aguardando a aquisi??o das molduras.

Aproveitando as atuais atividades, a moldura do espelho do Pal?cio de S?o Crist?v?o, do Rio de Janeiro, pertencente ao acervo da Mapro, tamb?m foi inclu?da nos servi?os de restaura??o. A pe?a encontra-se ainda em fase de restaura??o, por apresentar t?cnicas mais complexas de constru??o e douramento da moldura.

As nove telas que j? receberam as molduras novas s?o: "Paisagem Francesa", de Victor Brugairolles; "Carneiros", de Charles Ferdinand Ceramano; ?Outono? (1886), de Hor?rio Hora; e mais seis quadros, sem t?tulos, mas apresentando temas diversos, como retrato feminino (1875), de Jo?o Zeferino da Costa; cena de exterior, de Rodolfo Amoedo (foto); marinha, de Edoardo de Martino; cena religiosa, atribui??o a disc?pulos de Salvador Rosa; nu feminino, de Alexander von Wagner; e retrato masculino, de Marcel Cl?ment (1899). Ap?s finaliza??o total das atividades, as pinturas e o espelho ser?o armazenados na Reserva T?cnica da Mapro, sem previs?o, ainda, de exposi??o p?blica.

* Informa?es enviadas pela assessoria de Comunica??o do Mapro