Segunda-feira, 10 de novembro de 2008 atualizada ?s 11h50

Bicenten?rio da chegada da Fam?lia Real ao Brasil ? comemorado com um festival gastron?mico tem?tico



Marinella Souza
*Colabora??o

Os moradores de Juiz de Fora que gostam de turismo e gastronomia podem programar uma visita a Petr?polis, que fica a aproximadamente 126 quil?metros da cidade mineira, entre os dias 13 e 23 de novembro. Durante este per?odo, acontece o VIII Petr?polis Gourmet, que possui como tema a chegada da Fam?lia Real Portuguesa ao Brasil h? 200 anos.

Estima-se que os hot?is de Petr?polis registrem 35% de aumento do movimento entre os dias 13 e 23 de novembro. J? para os restaurantes a expectativa ? um pouco maior, acr?scimo de 40% no movimento.

O diretor da empresa organizadora do evento, Fl?vio C?mara, explica que aliar a quest?o hist?rica ao festival ? uma inova??o de 2008. Para isso, o evento conta com a participa??o de uma curadora e historiadora que deu o suporte te?rico necess?rio para a elabora??o dos pratos.

Os 29 restaurantes participantes apresentam pratos da ?poca em v?rios formatos: sejam releituras ou na ?ntegra. "Estamos fazendo uma integra??o da quest?o social, atrav?s das releituras de ?poca ao car?ter gastron?mico. Contamos com o apoio de uma faculdade de Nutri??o da cidade que vai ministrar palestras educativas para os participantes", explica.

Ao todo s?o 548 mesas dispon?veis durante os nove dias de evento, totalizando 2.192 assentos nos quais as pessoas podem degustar o menu especialmente preparado para o festival.

Crian?as e adultos podem saborear os pratos de ?poca e participar de oficinas e palestras sobre gastronomia. No encerramento, acontece um baile de m?scaras para 200 pessoas, que pretende retratar o ?ltimo baile do imp?rio. O convite d? direito ao banquete imperial e ? m?scara.

Al?m da Fam?lia Real, um importante chef de Petr?polis ser? homenageado dando nome a uma cozinha experimental. Trata-se de Dical Braconnot, morto h? 20 dias.

Parte da renda adquirida no VIII Petr?polis Gourmet vai ser revertida em a?es de caridade. "Vamos pegar a renda e comprar mantimentos para uma institui??o da cidade", diz. O evento conta, ainda, com o Mercado Gourmet, onde vai ter artesanato tem?tico, apresenta?es culturais e degusta??o. Tamb?m est?o programadas uma corrida de gar?ons e uma confraterniza??o no ?ltimo dia, onde ser? poss?vel degustar pratos t?picos da culin?ria brasileira preparados pelos chefes de cozinha locais.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF