Quarta-feira, 27 de junho de 2012, atualizada às 15h20

Passagens interestaduais ficam mais caras a partir de 1º de julho

Da Redação
Estrada

Passageiros com destino a outros estados vão pagar mais caro pelo valor da passagem a partir deste domingo, 1º de julho. Isso porque a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, nesta quarta-feira, 27 de junho, que as empresas reajustem os valores das tarifas de ônibus interestaduais e internacionais, em percursos superiores a 75 quilômetros da origem. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A autorização é para que o coeficiente tarifário seja reajustado em 2,77%. Isso não implica que este será o reajuste repassado ao consumidor. O cálculo dos novos valores das passagens é feito pelas empresas, adotando o seguinte procedimento: multiplica-se a distância da linha pelo coeficiente tarifário reajustado (constante que varia de acordo com o tipo de pavimento e o tipo de serviço, convencional, executivo, semileito ou leito). Sobre o cálculo do coeficiente tarifário são levados em consideração pesos de diferentes itens, como combustível, lubrificantes e componentes.

Somam-se, ainda, ao resultado a tarifa de embarque do terminal, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o rateio do pedágio, quando houver. O reajuste é autorizado a cada doze meses. Em contato com empresas que operam para os principais destinos dos juiz-foranos em outras cidades, nenhuma soube informar, no início da tarde desta quarta-feira, de quanto seria o reajuste.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Passagens interestaduais ficam mais caras a partir de 1? de julho