• Assinantes
  • Turismo

    Mirante do São Bernardo Bucolismo do local é completado pela pequena capela
    e a sombra de uma grande árvore

     
    Renata Cristina
    Repórter
    21/12/2006

    Seja de dia ou de noite, o Mirante do São Bernardo oferece um visual de 360 graus da cidade de Juiz de Fora. O leito do Paraibuna, desde o bairro Manoel Honório até o bairro de Lourdes, pode ser apreciado deste cenário que mescla a cidade e sua natureza.

    No mirante, é possível localizar pontos importantes da cidade e descobrir alguns lugares não vistos no plano normal das ruas. Para quem gosta da brincadeira "aonde está o Wolly", pode tentar localizar o prédio da Igreja da Glória, o Cine-Theatro Central, o Morro do Cristo, o Clube Tupinambás e tantos outros pontos da região.

    O local, embora reconhecido como ponto turístico, ainda não tem estrutura para atender o público. A área possui uma capela e árvores dignas de uma boa soneca, mas não há área para assentar e fazer um lanche, por exemplo. Falta, ainda, sanitários no local.

    Foto Mirante São Bernardo Foto Mirante São Bernardo Foto Mirante São Bernardo
    Foto Mirante São Bernardo Foto Mirante São Bernardo Foto Mirante São Bernardo
    História

    A história do Mirante está ligada ao industrial Bernardo Mascarenhas. A área foi adquirida no século XIX quando um fazendeiro de gado de abate da família Daibert resolveu vender o terreno. Bernardo Mascarenhas comprou 16 alqueires da família, com o objetivo de abastecer de água sua fábrica, na Avenida Getúlio Vargas, o prédio que abriga atualmente o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

    Como era devoto de São Bernardo, o industrial construiu uma gruta no local para o Santo que, hoje, é visitada por muitos fiéis. O pequeno oratório foi posicionado em direção a sua fábrica, para que o santo pudesse sempre abençoar a área. No morro, Mascarenhas instalou também uma estação de rádio, local onde hoje é a capela.

    É por esse motivo que a região ganhou o nome de São Bernardo, mas sua fundação é datada de 1921, com a construção da ponte Artur Bernardes. O bairro foi cotado também para ser chamado de Bruno Barbosa, já que o comerciante possuia uma propriedade na parte alta do local. A definição veio, popularmente, com o passar dos anos.

    Mirante São Bernardo Mirante São Bernardo Mirante São Bernardo Mirante São Bernardo
    Onde fica:
    O Mirante São Bernardo está localizado à margem esquerda do Rio Paraibuna, no Bairro São Bernardo, próximo à Rua Halfeld - (veja o mapa)

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.