Transforma?es arquitet?nicas em col?gio de JF
Para se adequar aos novos tempos, tradicional escola da cidade passa por reformas e d? uma nova cara ao centro da cidade


Marinella Souza
*Colabora??o
14/10/2008

O portal ACESSA.com est? iniciando uma s?rie em homenagem ?s escolas tradicionais de Juiz de Fora. Embora n?o sejam propriamente pontos tur?sticos, visto que n?o est?o abertos ? visita??o p?blica, essas escolas s?o importantes na hist?ria da cidade e apresentam ricos conjuntos arquitet?nicos com caracter?sticas peculiares, que merecem destaque.

Para inaugurar essa s?rie, vamos falar do Col?gio dos Jesu?tas, que vem se destacando ao longo dos anos pelas in?meras transforma?es arquitet?nicas que passou.

Fundado em 1956 com o nome de Col?gio Imaculada Concei??o, na Ch?cara das Palmeiras, que ficava na Avenida Rio Branco, 2954, a escola passou por sua primeira transforma??o em 1958, quando foi feita uma constru??o provis?ria para abrigar os alunos.

No ano seguinte, foi aprovado o projeto arquitet?nico do novo col?gio. O engenheiro Jarbas de Souza e o arquiteto Armando Favato iniciaram a constru??o do edif?cio pr?ximo ? Avenida Independ?ncia, local onde est? situado at? os dias de hoje. Projeto muito caro, foi constru?do aos poucos e com modifica?es no original.

Uma curiosidade interessante, em rela??o a esse projeto, ? que o tra?ado da escola forma a letra "F", maneira que o arquiteto respons?vel encontrou para assinar a obra e, ao mesmo tempo, eternizar o seu sobrenome.

Foto da fachada 
do Col?gio Imaculada Concei??o Foto dos pilares que 
sustentam o pr?dio Foto a?rea do
 tra?ado do pr?dio, formando a letra F

O pr?dio ? sustentado por pilares, cujo formato foi incorporado ao escudo da escola, d?cadas depois. Esses pilares est?o presentes em pontos estrat?gicos do pr?dio e mesmo com todas as reformas, n?o perdem a caracter?stica original. E um aspecto interessante ? a cruz suspensa, que n?o se fixa em ponto nenhum e fica no centro das rampas que d?o acesso ?s salas de aula.

Foto da cruz suspensa Foto distanciada da cruz 
suspensa Foto de detalhe da cruz 
suspensa

Entre as d?cadas de 1980 e 1990 foram feitas moderniza?es nas instala?es f?sicas, buscando adapt?-las ?s novas exig?ncias que caracterizaram a sociedade no final do s?culo XX. Uma das reformas mais marcantes dessa fase foi a reforma da capela.

Foto da lateral da capela Foto do interior da capela Foto de detalhes dos vitrais
 da capela

Antes escondida em uma pequena sala no interior da escola, agora ela fica na parte externa da escola, conservando seu car?ter intimista. Os vitrais s?o o destaque desse pr?dio e, segundo a assessoria de imprensa da escola, essa ? a marca da pr?pria Companhia de Jesus. Eles est?o presentes tamb?m nas capelas de cada pr?dio.

J? no s?culo XXI, a escola passou pela maior reforma de sua hist?ria. Foi nesse momento em que se mudou a configura??o da antiga escola. O empoeirado camp?o onde os meninos jogavam futebol na hora do recreio, foi transformado em uma ?rea de conviv?ncia, mais organizada e saud?vel e um gin?sio poliesportivo com piscina e quadra coberta.

Foto da ?rea de conviv?ncia Foto da ?rea de conviv?ncia Foto da ?rea de conviv?ncia

Mas os meninos n?o ficaram sem op??o. Na parte de cima da escola, onde existia um espa?o mal aproveitado que ficava abandonado, foram constru?das mais quadras (coberta e descoberta) e um campo de futebol, com capacidade para v?rios jogos simult?neos.

Foto de quadra descoberta Foto de campo de futebol Foto de quadra coberta

Todos os pr?dios seguem a mesma linha arquitet?nica, mas cada um adequado ao tipo de atividade que oferece. O que mais chama aten??o nessa arquitetura ? que no centro da cidade, situado em uma das avenidas mais movimentadas, com design repaginado e bastante arrojado, a escola ainda preserva 40 mil metros quadrados de Mata Atl?ntica, muito bem explorados nas aulas de ci?ncias e biologia.

Foto de plantas verdes com flores amarelas Foto de um caminho com muito verde Foto de uma ?rvore

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF