Priscila Nader Priscila Nader 24/11/2014

Férias, cheguem logo!

EmbarqueO final do ano já chegou e muita gente aproveita essa época para passear, se distrair, sair do cotidiano... Muitas vezes, acabamos não programando nada em especial, mas podem surgir oportunidades de viagens de última hora, que nem sempre conseguimos aproveitar. Antes de escolher o destino é importante ponderar sobre alguns fatores, como, por exemplo: se a viagem for internacional, verificar se o país requer passaporte e visto para a entrada, se é necessária alguma vacina etc. Quando for comprar a passagem aérea, é importante analisar escalas e conexões também, visto que voos desse tipo costumam ter preços atrativos e muitas vezes o cliente não sabe de determinadas restrições.

Para viajar para os países da Europa, nos casos de turismo por menos de 90 dias, os brasileiros não precisam de visto. Na maioria dos países da América do Sul, podemos escolher se viajamos com a identidade civil (deve estar atualizado com emissão há menos de 10 anos) ou passaporte, mas também não há necessidade de visto. Já países como: Estados Unidos, Canadá, Austrália, China, Índia, Japão, dentre outros exigem visto de entrada.

Para fazer o passaporte é necessário emitir uma guia (GRU), através do site da Policia Federal, que encontra-se no endereço eletrônico.

No momento de gerar esta guia, são necessários os dados de um documento com foto, com emissão há menos de 10 anos, podendo ser: RG: passaporte; CNH; carteira de trabalho: etc, além do CPF, da certidão de nascimento ou casamento, do passaporte anterior, caso tenha, do título de eleitor e dos dois últimos comprovantes de votação, do documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório (para os homens) e do comprovante de residência.

Depois de preencher a GRU, você já pode agendar o comparecimento à Polícia Federal e efetuar o pagamento da taxa do passaporte, cujo valor está em R$156,07. Atualmente, em Juiz de Fora, o agendamento está para Fevereiro de 2015, portanto, para viagens internacionais o ideal é se programar!
Existe a possibilidade de agendar em outras cidades, cuja disponibilidade no calendário seja breve, o grande problema é a obrigatoriedade da presença na data da entrevista, bem como para buscar o documento. No dia agendado, para ser atendido o solicitante deve levar os documentos originais citados acima, o comprovante de pagamento da GRU, o protocolo e o formulário de agendamento.

Após definir seu destino, com o passaporte em mãos, é hora de verificar se será necessário visto para onde você vai. "O visto é um documento emitido por um país que te dá o direito ou a permissão de entrar no território por um determinado tempo e para uma determinada finalidade", segundo o site Big Viagem.

O visto é emitido pela Embaixada do país que será visitado, de acordo com seus determinados procedimentos, isto é, cada país e tipo de visto tem um protocolo a ser seguido. Para uma solicitação bem sucedida, é aconselhável usar os serviços de uma agência especializada, já que os processos são bastante burocráticos e uma negativa pode gerar problemas, impedindo a entrada no país desejado. Quando concedido, o visto é anexado ou carimbado no passaporte. Chegando ao destino, o viajante irá receber um tempo de permanência no país, e é importante respeitá-lo para não se enquadrar na condição de ilegal, para o caso de interesse em retornar e não ter problemas.

Agora, é só começar a pensar para aonde se quer ir, pesquisar destinos afinados com a sua personalidade, verificar as finanças e começar a se programar! Planejar é importante para que não haja imprevistos. Aproveite sem moderação! Boa viagem!


Priscila Nader é formada em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tem experiência na área da aviação, trabalha atualmente com assessoria de vistos consulares. É uma amante da natureza e dos animais, e é apaixonada por viajar

ACESSA.com - F?rias, cheguem logo!