Dominando uma segunda l?ngua Profissionais que precisam dominar outros idiomas alertam para a import?ncia do estudo de l?nguas estrangeiras na conquista do mercado de trabalho

Guilherme Ar?as
*Colabora??o
19/03/2007

Elaborar um bom curr?culo est? cada vez mais dif?cil. A crescente necessidade de especializa??o, o rigor nos processos seletivos e o n?mero de concorrentes fazem o candidato a um emprego suar a camisa para conseguir uma boa coloca??o no mercado de trabalho. Al?m dessas dificuldades, a exig?ncia de um segundo idioma ? cada vez mais presente na sele??o de profissionais.

Com a globaliza??o, o crescimento das exporta?es brasileiras ? evidente. O pa?s ganha lugar de destaque no com?rcio mundial e, com isso, a rela??o entre empres?rios brasileiros e o resto do mundo ? imprescind?vel. E ? exatamente nessas horas que o profissional que domina um outro idioma ganha seu espa?o.

Apesar disso, alguns especialistas alertam: o ingl?s j? virou um dom?nio comum. Com 20 anos de experi?ncia na ?rea educacional e lidando diariamente com vestibulandos em um cursinho de Juiz de Fora, a pedagoga e psic?loga, Eliana Balena (foto) afirma que o candidato j? n?o pode se considerar acima dos demais s? por ter o curso de ingl?s. "Ent?o o dom?nio de outro idioma como o alem?o, o franc?s ou at? mesmo o mandarim, haja vista a expans?o da China, seria vantajoso para qualquer pessoa", conclui a pedagoga.

Foto Eliana Balena Eliana defende ainda que, para se conseguir uma boa qualifica??o, o profissional deve levar em considera??o outros aspectos importantes, al?m do conhecimento de l?nguas estrangeiras como dominar a tecnologia relacionada ? sua ?rea de atua??o, valorizar as suas qualidades pessoais, saber trabalhar em grupo, tolerar as frustra?es e ser criativo e ainda desenvolver uma rede social: ? o modo como voc? j? come?a a se colocar no mundo do trabalho desde o tempo de prepara??o para o mercado.

"Eu preciso falar mesmo outra l?ngua?"
Foto Rog?ria Ghedin "Falar e dominar um idioma al?m do seu ? muito bom, mas cada um tem que a nalisar isso em diversos aspectos". Essa ? a opini?o da consultora em Recursos Humanos, Rog?ria Ghedin (foto). Ela defende que se uma pessoa comum for viajar hoje pelo mundo globalizado, ela n?o precisa dominar um idioma, porque existem outras formas de se comunicar. Mas, quando a viagem ? a trabalho em uma grande empresa ou a estudo, a segunda l?ngua ? exig?ncia.

"Al?m disso, tem o aspecto humano. Hoje cobra-se tanto das pessoas, que os educadores reconhecem que o tempo est? cada vez mais curto e, por isso, h? a necessidade de se filtrar aquilo que realmente ? somat?rio para o que voc? escolheu. Se no seu projeto de vida n?o estiver a necessidade de dom?nio de l?ngua estrangeira, n?o h? porqu? for?ar a barra. Por que perder tempo se aquilo n?o faz parte da sua escolha de vida?", argumenta Rog?ria.

A consultora avalia que, em Juiz de Fora, o mercado de trabalho ainda ? muito informal e, por isso, n?o ? poss?vel fazer um levantamento geral de como as empresas lidam com a quest?o de exigirem um segundo idioma de seus candidatos.

Casos de sucesso
Foto Bernardo Calderano Aproveitar as oportunidades e saber lidar com os conhecimentos adquiridos, pode ser a chave de uma carreira bem-sucedida. Foi o que aconteceu com Bernardo Calderano (foto).

Aos 27 anos, tendo vivido um deles no exterior, Bernardo atualmente trabalha como operador bil?ng?e na maior empresa de telecomunica?es do Brasil. O processo de sele??o para o emprego contou com prova escrita, listening e entrevista; tudo em ingl?s. Agora Bernardo pretende utilizar a experi?ncia no exterior, al?m dos seis anos de curso de ingl?s em Juiz de Fora, para atuar em outras ?reas.


Foto Bernardo Calderano Esse caminho foi seguido por Tha?s Moreira de Souza (foto ao lado). A juizforana tamb?m come?ou sua carreira na mesma empresa de telecomunica?es como operadora bil?ng?e. Depois de oito anos estudando a l?ngua inglesa, Tha?s passou em todas as provas da Universidade de Cambridge, al?m de fazer interc?mbio na Inglaterra. "Foi l? que adquiri flu?ncia na l?ngua e, por causa disso, consegui meu emprego", conta Tha?s. Ap?s perceber que muitas chamadas na empresa eram recebidas em espanhol, ela resolveu investir mais uma vez nos estudos e em tr?s anos e meio j? dominava totalmente a l?ngua espanhola. Atualmente, Tha?s viaja em cruzeiros a bordo do navio Island Escape, fazendo a liga??o entre a embarca??o e os portos onde atraca.

O segredo de tanto sucesso, Tha?s n?o hesita em contar: "Posso afirmar, com certeza, que o dom?nio desses idiomas foi fundamental para minha carreira".

De olho no futuro
Foto Bernardo Calderano Reinaldo de Paula Brugiolo (foto) sentiu na pele os preju?zos de n?o dominar a l?ngua inglesa. Em dois processos de sele??o para empresas multinacionais, o estudante do 5? per?odo de administra??o parou nas etapas finais. Os candidatos que continuaram? Aqueles que dominavam pelo menos o ingl?s e tinham alguma experi?ncia com a l?ngua no exterior. "Agora eu tenho a prioridade de voltar a fazer um curso de ingl?s e de ter uma viv?ncia no exterior quando eu me formar na gradua??o", planeja Reinaldo.

Para os profissionais que, por diversos motivos, ainda n?o partiram para a busca do conhecimento de um segundo idioma, a dica ? n?o desistir. Nunca ? tarde para aprender. Al?m disso, o mercado v? com bons olhos as pessoas que se esfor?am para corrigir suas poss?veis falhas.

Para os pais que desejam ingressar seus filhos no mundo das l?nguas estrangeiras a dica ? ir com calma. Segundo a psic?loga Eliana Balena, a crian?a nunca deve aprender uma outra l?ngua enquanto est? no processo de alfabetiza??o, pois pode ocorrer o problema do biling?ismo. "Talvez pelo estresse da competitividade no mercado de trabalho, os pais queiram fazer de seus filhos, mini-campe?es desde pequenos. Isso ? bobagem", orienta Eliana.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF.
A mat?ria foi realizada como atividade do processo de sele??o
para est?gio no Portal ACESSA.com