Hist?ria Geral e Hist?ria do Brasil Estudar as mat?rias, contextualizando com os nossos dias

S?lvia Zoche
Rep?rter
01/06/2004

Daniel Pavam Interpreta??o de texto, datas, nomes de reis, imperadores, escritores, presidentes, conhecimento dos fatos atuais e do motivo de suas causas...Ufa! ? muito detalhe. De acordo com o professor de Hist?ria, Daniel Pavam, as datas s?o importantes, mas o essencial ? o que aconteceu em torno desta data. O aluno, para estudar Hist?ria precisa:

  • Interpretar
  • Ler
  • Entender
  • Interagir

O professor diz que, atualmente, n?o d? para dizer especificamente o que cai no vestibular. "O estudante deve entender o per?odo hist?rico. Ele fica preocupado em saber de um fato espec?fico e n?o sabe a hist?ria da regi?o em que o fato ocorreu. Isso aconteceu ano passado. A Guerra do Iraque era mais vis?vel, mas caiu na prova a Guerra da Palestina. Tem a ver com a hist?ria da regi?o", explica o professor.

Para Pavam, o aluno precisa se perguntar de onde saiu um conflito, por que ele surgiu. "N?o d? para esquecer de relacionar o mundo, o movimento ? global", diz. Ele ressalta que ? importante ler revistas, jornais, assistir a notici?rios e acessar ? internet. "Hoje, os estudantes t?m mais materiais dispon?veis para ficarem bem informados", diz Pavam.

Compreens?o

Iri? Salom?o de Campos Com o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), as cobran?as nas provas de vestibular s?o diferentes, afirma o professor de Hist?ria, educador e diretor de col?gio, Iri? Salom?o de Campos. "O col?gio com m?todo tradicional tem dificuldade com o novo estilo de vestibular. As provas de vestibular j? n?o exigem mais as famosas decorebas", completa Pavam.

O aluno deve ser preparado para compreender o que o professor ensina dentro de sala. E para o aluno mudar o jeito de estudar, o professor precisa mudar a forma de ensinar.

No PISM, o aluno precisa se preparar desde o primeiro ano do ensino fundamental. As provas, n?o s? as de Hist?ria Geral e do Brasil, s?o interpretativas tanto nas faculdades particulares quanto nas federais. "O conceito de Iluminismo, por exemplo, fica no corpo da quest?o e o aluno tem que responder quais as influ?ncias deste movimento nas Revolu?es Burguesas. ? preciso olhar o evento como um todo", refor?a Pavam.

Ainda existem escolas e cursinhos que tratam o aluno como dep?sito de informa?es, que ser?o recolhidas na prova. De acordo com Pavam, essa mudan?a ? gradativa. "O aluno deve ser fonte de conhecimento. Agora, o importante ? o racioc?nio. Esse neg?cio de saber cantinho de p?gina est? acabando", diz.

Ilustra??o Para Pavam, n?o ? imposs?vel, mas ? mais complicado estudar Hist?ria sem o professor. Mais uma vez, ele ressalta que estudar Hist?ria ? compreender. A amarra??o dos fatos ? feita pelo professor, que discute sobre os acontecimentos.

Mesmo compreendendo tudo o que o professor explicou, sabendo formular seus pr?prios conceitos, desenvolvendo seu esp?rito cr?tico, a quantidade de vagas n?o ? suficiente. A dificuldade para quem estudou compreendendo, j? n?o ? a prova e sim a quantidade de candidato/vaga.

"A tens?o de passar no vestibular j? n?o ? uma barreira. Pode-se dizer que ? quase uma muralha", diz Pavam. Mas afirma tamb?m que quem se prepara para compreender os fatos hist?ricos, atrav?s de um contexto, est? se preparando para a vida. "E o aluno samurai, que mata tudo que ? quest?o, vai morrer, porque as provas de vestibular n?o t?m tanta pegadinha", acrescenta.

Hist?ria com fic??o
Fatos hist?ricos s?o explorados pela m?dia. Novelas, filmes, minis?ries contam atrav?s de romances, dramas, com?dias e dos mais variados estilos, os fatos hist?ricos mais importantes. O professor Pavam fala que a fic??o retrata muito bem os movimentos.

Ele exemplifica com a novela Chocolate com Pimenta e a Cabocla. "O coronelismo ? muito bem reproduzido, a pol?tica de favores, e do Caf? com Leite s?o muito bem produzidas", conclui Pavam. O filme Soldado Ryan ? um exemplo que retrata a Hist?ria da guerra mundial.

Ilustra??o ? importante o vestibulando e o estudante do PISM assistir aos v?deos dentro de sala com o professor. Dentro de sala, as d?vidas s?o tiradas, cr?ticas s?o feitas e chegam-se a conclus?es. "Sozinho, ele dificilmente consegue fazer um paralelo com o que est? estudando, porque o autor passa a perspectiva dele. E o que importa ? a vis?o de mundo do sujeito, ou seja, do aluno". Nem sempre o que se fala numa novela ou filme ? totalmente ver?dico por estar misturado a fic??o.

O professor Pavam d? o exemplo da miniss?rie Um s? cora??o. "A arte moderna foi enfatizada, mas pode cair alguma pergunta sobre a Rep?blica Velha, ?poca em que a arte moderna aconteceu".

Os professores Daniel Pavam e Iri? Salom?o de Campos dizem que o complicado j? n?o ? entrar para uma faculdade e sim sair dela. "Existem muitos alunos que l?em, mas n?o compreendem. Tudo porque aprenderam a estudar decorando, depositando as informa?es ao inv?s de absorver. Eles n?o sabem elaborar conceitos, muito menos fazer esquemas, resenhas e resumos", concluem.