A professora deixa algumas dicas da matéria, para quem está correndo contra o tempo, ou mesmo para aqueles que desejam reforçar o conteúdo que já está bem guardado na cuca.
Genoveva aconselha que, nestes últimos dias, os alunos não deixem de se alimentar direito, com uma comidinha mais leve e saudável; não durmam muito tarde, respeitando as oito horas de sono; e não fiquem bitolados nos estudos. "Agora não é hora de tentar recuperar o tempo perdido", avisa.
Segundo a professora, uma das maiores dificuldades que enfrenta ao ensinar o
Português é o "tal" do Pronome Relativo. "Normalmente, é a parte da
matéria que os alunos possuem mais dificuldade, porque são questões que
exigem conhecimento abrangente de análise sintática. Percebo que eles têm
muito mais intuição gramatical, na verdade, do que conhecimento sólido para
resolver as questões", diz.
Uso do Gerúndio
Usar o gerúndio em certas frases, informa Genoveva, não está errado.
O problema está na má colocação da forma nominal do verbo. "O gerúndio só deveria ser usado em alguns
contextos, quando houver uma ação em processo", afirma. Como, por exemplo,
na frase: "Não telefone nessa hora, porque eu vou estar almoçando".
Em frases como "vou estar fazendo, vou estar entrando", o gerúndio caracteriza-se como um vício da linguagem coloquial brasileira, e, se analisado conforme a norma culta da língua, está errado.
Portanto, se depois de ler esta matéria, você percebeu que ainda falta uma parte da matéria para colocar em dia, antes do vestibular, não se desespere. Siga os conselhos da professora Genoveva, estude somente o necessário nestes dias, e BOA SORTE!