UFJF adia o vestibular


Institui??o suspende as provas deste final de semana,
mas n?o define nova data

Ricardo Corr?a
Rep?rter
08/12/05

Veja o que diz o secret?rio de Imagem Institucional da UFJF, M?rcio Guerra, sobre a demora no adiamento da primeira fase do Vestibular 2006. Clique no ?cone ao lado!

Veja!

Os candidatos da primeira fase do Vestibular 2006 da UFJF v?o ter mais tempo para estudar e preparar-se para as provas. De quanto ser? esse tempo, no entanto, ningu?m pode dizer, nem mesmo a Universidade. Em coletiva realizada nesta quinta-feira, dia 8, no pr?dio da Reitoria, o secret?rio de Imagem Institucional da UFJF, M?rcio Guerra (foto ao lado), anunciou o adiamento das provas marcadas para os dias 11 e 12 de dezembro. A nova data, por?m, ainda est? sendo estudada.

A indefini??o dos professores foi o argumento utilizado tanto para explicar a aparente demora de an?ncio do adiamento quanto a n?o marca??o de um novo dia para a realiza??o dos exames. Os professores haviam definido, nesta quinta, que iam suspender a greve na pr?xima semana, mas n?o divulgaram uma data para que isso acontecesse (leia a nota). A defini??o ficou para a sexta-feira, dia 9, ?s 9h30. M?rcio Guerra explicou que a UFJF sempre respeitou os movimentos dos professores e servidores e n?o poderia ser diferente agora.

"A tradi??o da UFJF ? esta, por isso esperamos at? o ?ltimo momento para anunciar o adiamento", explicou o professor, que ressaltou que a medida vale apenas para a primeira fase do vestibular.

"Eu n?o estou dizendo que o Pism (que acontece entre nos dias 18 e 21 de dezembro) n?o ser? adiado, mas nossa decis?o, por enquanto, vale apenas para o vestibular. Dentro do limite n?s tentaremos manter, mas temos que ver primeiro a decis?o dos professores", alertou o secret?rio.

A decis?o da UFJF pegou de surpresa os estudantes. Muitos deles n?o acreditavam mais que pudesse haver altera??o na data das provas.

"? complicado. N?s estudamos, nos preparamos e a? fica nessa indefini??o. Faltando tr?s dias para as provas eles adiam e ainda n?o sabem para quando?", protestou o estudante Bruno Zonovelli, de 21 anos, que tentar? o vestibular para Ci?ncia da Computa??o. Ele vai al?m:

"A mat?ria j? acabou e n?s ficamos estudando sem saber. Eu acho que o quanto antes acabar isso melhor", reclamou. J? a candidata para o curso de Letras, Jeruza Ferreira Machado, 24 anos, ficou ainda mais revoltada.

"Eu acho falta de respeito para com os alunos que estavam se preparando, al?m do preju?zo para os hot?is e com?rcio. Eu achei que n?o fossem mais adiar, porque estava muito em cima. O melhor era que tivesse logo. Mesmo que eles segurassem o resultado, pelo menos que n?s fiz?ssemos a prova, pois a? a nossa parte estaria feita", reclama a estudante.

J? Jeisiane Oliveira da Silva, 19 anos, que tentar? a prova para o curso de Enfermagem, n?o ficou t?o assustada com a mudan?a e disse que j? esperava que o adiamento fosse acontecer.

"Por um lado ? ruim para quem n?o mora aqui e n?o sabe se vem ou n?o vem, mas eu j? estava imaginando que fossem adiar, pois n?o daria tempo de enviar os comprovantes para todo mundo, Para mim tanto faz. Eu fico bem tranq?ila com essas coisas", disse a candidata.


Hot?is ter?o que bancar o preju?zo

A demora da UFJF para anunciar a decis?o vinha causando protestos de donos de hot?is e principalmente estudantes de fora da cidade. Existe um temor de que a nova data inviabilize a presen?a de algum candidato que j? pagou a taxa de inscri??o. A UFJF prefere agir com cautela e vai esperar primeiro para saber se isso ir? acontecer, para depois decidir se vai existir alguma esp?cie de compensa??o do candidato.

No caso da rela??o entre os estudantes, que j? haviam feito reserva, e os hot?is, os donos dos estabelecimentos ? que podem sentir no bolso a decis?o. Pelo menos ? o que entende o Procon de Juiz de Fora. Para a advogada do ?rg?o, Cl?udia Maria Lazarini, o aluno n?o pode ser penalizado com o adiamento.

"N?o ? culpa do hotel, mas tamb?m n?o ? culta do aluno. Ent?o n?o tem como ele arcar com um pagamento. Ele tem que ser ressarcido. N?s entendemos que o hotel n?o prestou o servi?o ent?o tem que devolver o dinheiro, j? que o acontecimento foi alheio ? vontade do aluno. ? uma quest?o de bom senso tamb?m", explica a advogada, citando os artigos 39, inciso 5; e 51, incisos 2 e 4.

Uma solu??o que j? foi proposta at? mesmo por respons?veis por hot?is seria o adiamento das reservas, mas neste caso poderia n?o haver vaga para todo mundo, j? que na nova data que ser? marcada, provavelmente outras reservas j? ter?o sido feitas.

Neste caso, n?o restaria outra alternativa sen?o reembolsar os estudantes que n?o obtiverem uma vaga. Os respons?veis por hot?is reclamam ? de que perderam reservas para este final de semana, por estarem com os quartos j? destinados para os vestibulandos, que agora n?o vir?o mais. Tal insatisfa??o pode at? gerar processos contra a UFJF.