Intimidade com a alimenta??o, disciplina, estudo cont?nuo e equil?brio emocional


O nutricionista e coordenador de uma faculdade, Renato Moreira Nunes, explica o que ? a Nutri??o. Ou?a!


Leia!

S?lvia Zoche
Rep?rter
13/05/05

Se voc? pensa que a profiss?o de um nutricionista ? moleza, que ? s? ficar atr?s de uma mesa de consult?rio preescrevendo dietas, dizendo que uma boa alimenta??o ? feita de 60% de carboidratos, 30% de lip?dios e 10% de prote?nas, est? completamente enganado!

Saiba que somente quem formou em Nutri??o pode passar uma dieta (m?dicos endocrinologistas, sem forma??o em Nutri??o, por exemplo, n?o podem) e que esta ci?ncia n?o corta alimentos do seu dia-a-dia e, sim, equilibra a freq??ncia e faz as intera?es alimentares corretas.

Ser nutricionista exige, logo de cara, que voc? tenha intimidade com alimentos. N?o que voc? precise cozinhar, mas ? essencial que voc? goste de mexer com alimentos.

Em segundo lugar, ? preciso ser disciplinado. ? claro que toda profiss?o exige disciplina. S? que a Nutri??o faz voc? elaborar sua vida de trabalho, com seis meses de anteced?ncia. "Tudo ? muito planejado e o nutricionista ? muito detalhista. Tudo deve ficar em ordem", explica o nutricionista e coordenador do curso de Nutri??o da Unipac de Juiz de Fora, Renato Moreira Nunes (foto abaixo).

O terceiro ponto ? manter-se atualizado, estudar muito. "Quando n?o estou na faculdade, estou estudando. A nutri??o ? uma ci?ncia nova, por isso exige que a dedica??o ao estudo seja maior", diz.

Por ?ltimo. Ser equilibrado emocionalmente, porque nesta profiss?o ? muito comum trabalhar diretamente com pessoas em estado grave e pacientes terminais. Al?m disso, o nutricionista ? respons?vel por administrar uma equipe de funcion?rios em um hospital, e claro, com imprevistos. "Uma panela de press?o que estoura, uma comida que n?o ficou pronta na hora devida ... Se o nutricionista for uma pessoa muito nervosa, ter? um colapso com tantos acontecimentos inesperados", afirma Nunes.

Atua??o

Um nutricionista deve ser um administrador n?o s? de funcion?rios, de uma cozinha de hospital, mas, tamb?m, da ordena??o dos equipamentos em uma cozinha. Ele ? respons?vel pela organiza??o. "Eu tenho que saber onde dispor os equipamentos, panelas... em locais adequados. N?o ? simplesmente colocar em um lugar e pronto". ? a ?rea de sa?de interagindo com a exatas e a humanas. "Essa ? a uma profiss?o que depende muito das outras", diz.

Clique e saiba todas as ?reas de atua??o

As grande ?reas de atua??o de um nutricionista s?o:

  • Nutri??o Cl?nica
  • Nutri??o Social
  • Nutri??o de Unidade de Alimentos
  • A atua??o na ?rea Cl?nica ? atendendo pacientes em hospitais e/ou consult?rios. Na primeira consulta de um paciente, o nutricionista analisa o hist?rico da pessoa e da fam?lia. "A consulta dura de uma hora a uma hora e meia. Investigamos desde a fase uterina da pessoa e analisamos as condi?es s?cio-econ?micas para chegar em um planejamento alimentar ideal. Porque uma dieta s? funciona se for para o resto da vida. A alimenta??o saud?vel deve dar prazer", diz Nunes.

    A Nutri??o Social ? aquela em que se atua em creches, escolas (principalmente as p?blicas), prefeituras e aleitamento materno, por exemplo.

    A de Unidade de Alimentos aplica seus conhecimentos na sele??o de pessoal, fluxo de equipamentos, cota??o de pre?os, organiza??o e produ??o de refei?es e assessoria em estabelecimentos que fornecem alimentos, como restaurantes.

    Mercado

    H? 13 anos, o nutricionista Arnaldo Pinheiro, formou-se pela Universidade Federal de Vi?osa (UFV). A escolha pela profiss?o foi por conviver de perto com a ?rea, porque a fam?lia trabalhava no ramo de produ??o de refei??o coletiva. "S? que no 4?, 5? per?odo de faculdade, eu passei a gostar da nutri??o cl?nica", diz.

    Apesar de ter conseguido emprego, em Juiz de Fora, com certa rapidez (depois de 20 dias de formado), Pinheiro diz que o mercado ainda ? muito fechado. "O mercado ainda est? em expans?o, mas, como todo mercado nacional, passa pela crise de emprego, de alta cargas de impostos. Isso reflete no cotidiano de todos os profissionais. Inclusive, no nosso".

    Ele lembra, tamb?m, outra dificulade. Os planos de sa?de n?o cobrem consulta com nutricionista. "A Anvisa n?o autorizou agregar os nutricionistas aos conv?nios, o que limita bastante o acesso das pessoas aos consult?rios", explica.

    Outro fator preocupante ? a quantidade de nutricionistas em hospitais. O coordenador Nunes diz que seria necess?rio um nutricionista para cada 12 pacientes em um hospital. "Atualmente, existe um nutricionista para 120 pacientes". E lembra que se existisse uma educa??o nutricional, seria poss?vel prevenir doen?as e descongestionar o Sistema ?nico de Sa?de (SUS), em dez anos. "De cada cem pacientes, 70 evoluem para o caso de desnutri??o por falta de acompanhamento", alerta.

    Pinheiro trabalha de dez a 15 horas por dia. Sua atua??o ? como nutricionista em um hospital de Juiz de Fora e em um consult?rio. "? uma rotina puxada. A pessoa tem que se envolver profissionalmente e evitar se comprometer emocionalmente. ?s vezes, voc? trabalha com pacientes que te comovem. ? preciso gostar muito do que faz", diz o coordenador. Ele comenta, ainda, que a Nutri??o ? uma ci?ncia muito din?mica e ? preciso reciclar-se. S? que nem sempre ? poss?vel participar de Congressos, porque o sal?rio n?o comporta as despesas.

    A faculdade

    Em Juiz de Fora, existe apenas uma faculdade que oferece o curso de Nutri??o: a Unipac. Ainda recente, criada em agosto de 2002, possui alunos cursando o 6? per?odo. A primeira turma vai se formar em agosto de 2006. S?o quatro anos de forma??o.

    Nunes explica que em uma universidade federal, o curso tem dura??o de cinco anos, mas, por ser um curso caro de ser montado, ele resolveu compilar. "Em vez de cinco, fazemos em quatro anos. S? que os alunos t?m mais disciplinas por dia. Cerca de oito". Algumas mat?rias est?o em alta, como a Nutri??o Esportiva, Nutri??o Natural e Alternativa (estudo de alimento funcionais, como o licopeno do tomate) e Marketing em Alimenta??o.

    Os est?gios supervisionados s?o obrigat?rios no ?ltimo per?odo. "Os alunos daqui j? come?am a procurar est?gio antes. O que ? muito bom", diz Nunes. Uma boa faculdade deve ter, tamb?m, laborat?rios de estudo; cozinhas planejadas, entre outros. "Essa ? a parte cara. N?s estamos elaborando seis cozinhas planejadas. Os equipamentos dos laborat?rios s?o cada vez menores, mas cada vez mais caros", diz Nunes.

    Qual a diferen?a

    Ah! E uma d?vida que n?o quer calar. Qual a diferen?a entre nutricionista e nutr?logo? Nunes explica. Nutricionista fez a faculdade de Nutri??o. Nutr?logo fez faculdade de Medicina e, tamb?m, a de Nutri??o. "N?o adianta formar em Medicina e fazer especializa??o em Nutri??o. Tem que cursar a faculdade", esclarece.