Artigo
A necessidade da pr?tese
na defici?ncia auditiva
::: 14/11/2002

"E vosso corpo ? a harpa de vossa alma;
A v?s pertence tirar dele m?sica melodiosa
ou ru?dos dissonantes."
Gibran K. Gibran

Pensando na import?ncia da audi??o para o desenvolvimento da fala, da linguagem, da comunica??o e, conseq?entemente, na integra??o do indiv?duo na sociedade, podemos dizer que a priva??o auditiva pode gerar efeitos importantes na vida de um ser humano. Al?m de dificultar muito o desenvolvimento da fala e da linguagem, podemos atestar que as dificuldades auditivas podem influenciar, tamb?m, no desenvolvimento dos processos cognitivos, emocionais, escolares e sociais. N?o podemos deixar de pensar, tamb?m, nos efeitos da priva??o sensorial no c?rebro. O que poderia acontecer nas vias auditivas e c?rtex auditivo de uma pessoa que n?o ouve e que conseq?entemente n?o utiliza estas ?reas efetivamente?

Para que os efeitos da priva??o sensorial possam ser minimizados e para que o indiv?duo com perda auditiva possa ser integrado ou re- integrado na comunidade, passaremos a pensar nas Pr?teses Auditivas. ? claro que uma pr?tese n?o pode substituir uma orelha, mas pode auxiliar muito pessoas que por algum motivo n?o ouvem. ? um dispositivo que tem por objetivo amplificar o som para que este possa ser entendido por pessoas que apresentem dificuldades em ouvir.

De uma maneira simplificada, podemos entender as pr?teses auditivas como um sistema que funciona da seguinte maneira: capta o som do meio ambiente, aumenta sua intensidade e o fornece, amplificado, ao usu?rio. Para que este processo aconte?a torna-se necess?rio que a pr?tese auditiva possua um microfone (que capta o som e o transforma em energia el?trica), um amplificador (que aumenta a intensidade do som) e um receptor (que transforma o som novamente em energia ac?stica e o envia a orelha do usu?rio).

Como os deficientes auditivos t?m algumas caracter?sticas particulares, pode ser necess?rio modificar o som captado para que ele se torne mais adequado ao indiv?duo que usa a pr?tese. Desta maneira, a pr?tese auditiva pode contar, tamb?m, com alguns outros controles que t?m como objetivo melhorar a qualidade do som amplificado.

V?rios s?o os modelos de pr?teses auditivas existentes no mercado. A indica??o do mais adequado ? de responsabilidade do profissional m?dico ou do fononoaudi?logo, que atende ao cliente. Devemos lembrar, ainda, que antes de usar uma pr?tese auditiva, o indiv?duo deve se submeter a um exame cl?nico com um m?dico otorrinolaringologista e a exames auditivos.

*Colabora??o: Fga. Let?cia Guedes Cintra
Professora de Audiologia IV da
faculdade de Fonoaudiologia do CES/JF


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br