Vai um suquinho a??

Rep?rter: Emilene Campos
19/01/2001

Quem resiste a um suco de frutas geladinho preparado na hora? Mam?o com laranja, mel?o, manga, a?a?... Voc? escolhe o sabor e manda a sede para o espa?o! Ricos em pot?ssio e vitaminas, a bebida ? uma excelente alternativa para quem quer se reidratar de forma saud?vel. Desde que seu paladar aprove, qualquer mistura ? permitida. A nutricionista Cristina Garcia Lopes explica que n?o h? o risco de a vitamina de uma fruta impedir a absor??o da outra. Para aproveitar esses nutrientes, o importante ? ficar atento ? qualidade das frutas. Quanto mais frescas, melhor.

Segundo Cristina, a simples exposi??o nas bancas, a a??o da luz e do vento durante o transporte fazem com que haja perda de vitaminas. "Depois de colhida, a fruta continua em processo de transforma??o. Por isso deve ser ingerida o quanto antes", completa. Segundo ela, a laranja pode perder toda sua vitamina C ao longo de uma semana. Frutas que foram partidas tamb?m est?o sujeitas a esse desgate, ainda que sejam embaladas em filme pl?stico. "As frutas mais resistentes ? a??o externa s?o as de cascas grossas", diz Cristina.

? por isso que a nutricionista aconselha o uso de polpas, quando a fruta de sua prefer?ncia ? cultivada numa regi?o distante. ? o caso do cacau, graviola e acerola. Esses pr?ticos pacotinhos s?o vendidos nos supermercados de Juiz de Fora a R$0,45. Ela explica que nesse processo n?o s?o utilizados produtos qu?micos, como conservantes. Ao ser industrializada a polpa perde vitaminas, mas o percentual ? bem menor em rela??o ao produto que atravessa todo o pa?s at? chegar ao copo de seu liquidicador. Mas fique atento: ? fundamental que o produto esteja congelado.

Mix de beleza

Quer "encher a cara de suco" e se manter em forma ao mesmo tempo? Ent?o, prefira frutas que cont?m muita ?gua, como melancia, mel?o, laranja, abacaxi e ma??. Segundo Cristina, elas t?m um percentual de gordura muito baixo. E para ficar com um super bronzeado, opte por sucos de alimentos de colora??o amarela, como mam?o, manga e cenoura. Eles cont?m caroteno, subst?ncia que est? associada ? mudan?a de cor da pele. "? interessante que a pessoa comece a tomar esses sucos com uma semana de anteced?ncia, para ter uma reserva de caroteno na pele", recomenda a profissional.

A?car, mel ou ado?ante
Tanto faz. O ideal para quem pratica atividade f?sica ? que os sucos sejam ado?ados com mel ou a?car, j? que reconstituem a energia gasta de forma imediata. Mas quem quer perder ou controlar o peso deve recorrer ao uso de ado?antes.

?gua de coco - isot?nico natural

Campe? na categoria hidrata??o, a ?gua de coco ? uma ?tima op??o em dias de calor intenso. Mesmo quem mora longe da praia, pode ingerir a bebida. Em Juiz de Fora, h? pontos de vendas pr?ximo ao Morro do Imperador e ao Trevo do Bom Pastor. Al?m de ser encontrado nos supermercados da cidade, em caixinhas longa vida.

Por conta de suas propriedades, o produto ? considerado como soro natural, ideal para quem quer rep?r a quantidade de s?dio e pot?ssio, perdidas durante a transpira??o. H? quem prefira os isot?nicos industrializados, por conta da variedades de sabores. Mas a nutricionista Cristina Garcia alerta. "Esses produtos s?o mais indicados a atletas ou a pessoas que tiveram um grande desgaste f?sico, j? que t?m grande concentra??o de s?dio e pot?ssio". Se ingeridas em excesso, essas subst?ncias podem provocar problemas renais e hipertens?o.

Cuidados:
  • ? comum ambulantes venderem sucos na praia. Mas antes de compr?-los, veja se h? r?tulo, indicando os ingredientes e a data de validade.
  • Ao consumir sucos em lanchonetes, observe as condi?es de higiene do local e d? prefer?ncia ?queles, onde os sucos s?o preparados na presen?a do cliente.
  • Se al?m de se reidratar, voc? quer que seu intestino funcione direitinho, n?o coe os sucos.
Sucos ex?ticos
Ficou com vontade de tomar de suco?
Ent?o consulte algumas receitas ex?ticas do S? Sabor: