Artigo
Emagrecer e perder peso seriam sin?nimos?

01/02/2001

A princ?pio, podemos pensar que sim, ou seja, emagrecer significa perder peso. Mas vamos pensar em cada um desses conceitos separadamente. A obesidade significa um ac?mulo excessivo de energia no organismo na forma de gordura, ou seja, estar "gordo" significa ter excesso de gordura no organismo. A obesidade nasce da energia que foi gerada pelos alimentos ingeridos e n?o foi aproveitada ("queimada") pelo organismo; essa energia em excesso, conseq?entemente, vai se transformar em gordura e aumentar o peso (em gordura).

O excesso de peso, por?m, pode ser gerado por v?rios processos, sendo o mais natural e comum o ac?mulo de gordura no organismo. Exerc?cios que geram hipertrofia (desenvolvimento muscular) tamb?m aumentam o peso (em m?sculo), sem que haja ac?mulo de gordura no organismo. Uma pessoa pode ser "pesada" (ter alto desenvolvimento muscular) sem estar "gorda".

Alguns problemas org?nicos e o uso de certos medicamentos podem gerar reten??o de ?gua no organismo, aumentando tamb?m o peso sem que a pessoa tenha, necessariamente, excesso de gordura. Situa?es assim podem ocorrer simultaneamente, ou seja, uma pessoa pode apresentar excesso de peso por ter alto desenvolvimento muscular e, ao mesmo tempo, ter excesso de gordura no organismo.

? importante frisar que o excesso de m?sculos normalmente n?o compromete a sa?de, a n?o ser em casos de um desenvolvimento muscular exagerado e que tenha sido alcan?ado atrav?s de m?todos n?o naturais, como o uso de anabolizantes (que trazem graves conseq??ncias a m?dio e longo prazo). O excesso de gordura, por sua vez, ? extremamente prejudicial, predispondo o indiv?duo a risco de desenvolvimento de uma s?rie de doen?as, entre elas algumas formas de c?ncer.

Baseado nisso, antes de se partir para a perda de peso atrav?s de dietas e exerc?cios, ? importante que a pessoa fa?a uma avalia??o da sua composi??o corporal (medidas de peso total, porcentagem de gordura, massa muscular etc), a qual lhe dir? se o seu peso est? adequado para a sua altura e idade. O percentual de gordura ? obtido por medi??o de alguns pontos (dobras cut?neas) do corpo. Essa avalia??o deve ser feita por profissional competente (educador f?sico, nutricionista ou m?dico), que poder? lhe esclarecer as suas d?vidas quanto ? adequa??o do seu peso.

Portanto, o emagrecimento ocorre quando h?, realmente, perda de peso em gordura. Por isso, cuidado com dietas que prometem perda r?pida de peso. A gordura ? um componente importante para o seu corpo, e ele n?o a "queima" muito depressa. Normalmente, o que ? perdido rapidamente ? a ?gua, o que tamb?m reduz o peso mas sem eliminar gordura. Isso ocorre com exerc?cios que geram transpira??o excessiva ou dietas muito rigorosas que levam o organismo a um processo de desidrata??o, o que ? extremamente prejudicial e perigoso. Exerc?cios para perda de peso (em gordura) devem ser orientados por profissional competente (educador f?sico), que saber? avaliar o tipo, a intensidade e dura??o da atividade f?sica para promover realmente "queima" de gordura no organismo e n?o apenas perda de ?gua (transpira??o).

Para a perda de peso, quando o assunto ? emagrecimento, a dieta adequada ? um dos maiores instrumentos para se alcan?ar o peso desejado. N?o significa passar fome ou comer s? carne e verduras. Dieta significa um programa alimentar adequado para se atingir um determinado objetivo (perda de peso, controle do diabetes, redu??o da gordura no sangue etc); ela deve ser planejada individualmente, respeitando os h?bitos alimentares de cada pessoa, seus hor?rios de alimenta??o etc, e, acima de tudo, conter alimentos em quantidade e qualidade que satisfa?am todas as necessidades nutricionais do indiv?duo.

Mesmo para o emagrecimento, existe um m?nimo de energia que o organismo precisa receber diariamente para realizar todas as suas fun?es. Caso contr?rio, em dietas com grande restri??o de alimentos, um fornecimento de energia abaixo do m?nimo necess?rio faz com que o organismo acabe usando suas reservas musculares para repor parte das suas necessidades energ?ticas e proteicas, o que leva tamb?m a uma perda r?pida de peso, mas em m?sculo e n?o em gordura.

A partir de tudo o que dissemos, voc? pode notar que o emagrecimento ? um processo complexo, que exige cuidados especiais. Nunca fa?a dietas por conta pr?pria ou por orienta??o de leigos (via jornais, revistas etc). Procure um profissional da ?rea e fa?a uma dieta adequada para o seu caso. E emagre?a ganhando sa?de.

Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br